Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30194
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Nágela-
dc.creatorBezerra, Maria do Carmo Cardoso-
dc.creatorSilva, Karina Alessandra Pessoa da-
dc.creatorBorssoi, Adriana Helena-
dc.date.accessioned2022-11-28T21:24:11Z-
dc.date.available2022-11-28T21:24:11Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMARTINS, Nágela; BEZERRA, Maria do Carmo Cardoso; SILVA, Karina Alessandra Pessoa da; BORSSOI, Adriana Helena. Criar Educação, Criciúma, v. 11, n. 1, p. 249-270, jan./jul. 2022. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6531. Acesso em: 28 nov. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2317-2452pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30194-
dc.description.abstractIn this paper we bring research results whose objective was to investigate how students in the early years deal with technology when they develop an investigative task in mathematics classes in the context of remote education. The theoretical basis is based on the understanding of investigative tasks as essentially open, in which topics or situations of interest to students are addressed, and on digital technology as a means to provide opportunities for the development of such tasks. We analyzed a task developed with a class of 4th. year of Elementary School. Through qualitative analysis of the speeches of mathematics classes, written records, photos and videos, we show that students mobilized different digital resources, however there is space for training possibilities with a digital culture theme associated with mathematics and mediated by investigative tasks.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofCriar Educaçãopt_BR
dc.relation.urihttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6531pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino via Webpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectWeb-based instructionpt_BR
dc.titleTarefas investigativas nas aulas de matemática dos anos iniciais no contexto do ensino remotopt_BR
dc.title.alternativeInvestigative tasks in the mathematics classes of early years in the context of remote educationpt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.description.resumoNeste artigo trazemos resultados de pesquisa cujo objetivo foi investigar como alunos dos anos iniciais lidam com a tecnologia quando desenvolvem uma tarefa investigativa em aulas de Matemática no contexto do ensino remoto. A fundamentação teórica baseia-se no entendimento de tarefas investigativas como essencialmente abertas na qual se aborda temas ou situações de interesse dos alunos e na tecnologia digital como meio para oportunizar o desenvolvimento de tais tarefas. Analisamos uma tarefa desenvolvida com uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental. Por meio de análise qualitativa das falas de aulas de matemática, dos registros escritos, de fotos e vídeos evidenciamos que os alunos mobilizaram diferentes recursos digitais, porém há espaço para possibilidades formativas com tema cultura digital associadas à Matemática e mediadas por tarefas investigativas.pt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18616/ce.v11i1.6531pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.citation.volume11pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tarefasinvestigativasaulasmatematica.pdf539,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons