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dc.creatorSene, Sara Lopes de-
dc.date.accessioned2022-11-21T20:07:34Z-
dc.date.available2022-11-21T20:07:34Z-
dc.date.issued2022-09-12-
dc.identifier.citationSENE, Sara Lopes de. Padronização de currículo e escapes do professor de matemática em uma escola do campo durante a pandemia de COVID-19. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30136-
dc.descriptionAcompanha: Cartas de escapes de uma escola do campopt_BR
dc.description.abstractDue to the Covid-19 pandemic, several adaptations were made in public and private school networks across the country due to the risks of disease dissemination. In the Paraná state school system, a sameness was made, so that the subjects were determined by the State Secretariat of Education and Sports of Paraná (SEED-PR) and should be followed by all of teachers, regardless from the conditions and needs from students in each context. In view of this, the purpose of this research was to understand how the program of studies imposed by SEED-PR during the Covid-19 pandemic outcome to the mathematics teachers in rural schools. From the qualitative analysis of four interviews, we achieve it, on the one hand, the imposition of a sameness pedagogical planning and the obligation to enjoy synchronous virtual classes, even if students had no access to it, with the random presence of people from outside the school, characterized a surveillance system - typical of the disciplinary society. On the other hand, the use virtual platforms to conduct classes and record the activities developed in class implied to the perception that there was always a virtual and dispersed observer – typical of the control society. In addition to these consequences in the face of the standardized curriculum, the teachers looked for, through specific actions to went around to the problems to recognized from the context of the students rural at the rural school, such as the lack of access to the internet, has difficulties communication and learning with the almost exclusive use of printed handouts. The dissertation also includes the educational product resulting from this research: a book consisting of letters from a fictitious teacher to multiple recipients, telling her reality in a rural school in times of pandemic, presenting how she deals with the difficulties related to curriculum and the changes in her daily lives.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectEnsino via Webpt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectEducation, Ruralpt_BR
dc.subjectEducation - Curriculapt_BR
dc.subjectWeb-based instructionpt_BR
dc.subjectPandemicspt_BR
dc.subjectMathematics teacherspt_BR
dc.titlePadronização de currículo e escapes do professor de matemática em uma escola do campo durante a pandemia de COVID-19pt_BR
dc.title.alternativeCurriculum standardization and mathematics teacher escapes in a rural school during the COVID-19 pandemicpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoDevido à pandemia de Covid-19, várias adaptações foram realizadas nas redes públicas e privadas de ensino de todo o país pelos riscos de disseminação da doença. Na rede estadual de ensino do Paraná, foi feita uma padronização, de modo que os conteúdos passaram a ser determinados pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED-PR) e deveriam ser seguidos por todos os professores, independentemente das condições e necessidades dos estudantes em cada contexto. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa foi compreender como o currículo imposto pela SEED-PR durante a pandemia de Covid-19 produz o professor de Matemática em uma escola do campo. A partir da análise qualitativa de quatro entrevistas realizada, conclui-se que, por um lado, a imposição de um planejamento pedagógico padronizado e a obrigatoriedade de realização de aulas síncronas virtuais, mesmo que os estudantes não tivessem acesso a elas, com presença esporádica de pessoas externas à escola, caracterizaram um sistema de vigilância - típico da sociedade disciplinar; por outro lado, a utilização de plataformas virtuais para realização das aulas e registro das atividades desenvolvidas em aula implicou na percepção de sempre haver um observador virtual e disperso - típico da sociedade de controle. Além dessas consequências diante do currículo padronizado, o professor traçou escapes, por meio de ações específicas para contornar a problemática por ele reconhecida no contexto dos estudantes dessa escola do campo, como a falta de acesso à internet, as dificuldades de comunicação e as dificuldades de aprendizagem com a utilização quase exclusiva de apostilas impressas. Na dissertação, consta também o produto educacional resultante desta pesquisa: um livro constituído por cartas de uma professora fictícia a múltiplos destinatários, contando sua realidade em uma escola do campo em tempos de pandemia, apresentando como lida com as dificuldades relacionadas ao currículo e os escapes que traça em seu dia a dia.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5038348423271552pt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7826-686Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7491007150992831pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7826-686Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7491007150992831pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Luiza Gabriela Razêra de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2121-4388pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7643752372838443pt_BR
dc.contributor.referee3Rodrigues, Thiago Donda-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-3125-7779pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8621868468317480pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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