Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29961
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Victor Volochtchuk de-
dc.date.accessioned2022-10-19T13:58:21Z-
dc.date.available2022-10-19T13:58:21Z-
dc.date.issued2020-05-04-
dc.identifier.citationARAÚJO, Victor Volochtchuk de. Circuito simulador de movimentação veicular com joystick. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sistemas Embarcados para Indústria Automotiva) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29961-
dc.description.abstractThis work presents a simplified system for the simulation of an electric vehicle using a joystick. The work was designed with the intention of providing a way for people with motor limitations to use autonomously a vehicle. For this project, communication with CAN bus was used in order to bring the experiment closer to the automotive world, since this type of communication is widely used in vehicles that are available to the population. For the realization of the project, 2 Arduino Leonardo boards were used due to the practicality of general assembly of the necessary circuit, the facility for programming the system, as well as the familiarity that the author has with the material. MCP2515 modules were used together, responsible for managing the CAN bus and sending / receiving messages through the bus and the L298N H-bridge module, responsible for driving the electric motor. As a sensor and actuators we have a joystick, which is responsible for sending the signals for movement and a SG90 servo motor, to simulate the steering system and an electric motor to simulate the motor itself. As a result, the author verified that the system worked as expected, causing the steering and engine activations through a joystick present on the other side of the CAN bus, in relation to the actuators. The author proposed as future actions a greater proximity of companies for possible industrial implementation, first in electric vehicles and after joining this technology and developing in combustion vehicles.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectArduino (Controlador programável)pt_BR
dc.subjectProjeto de acessibilidadept_BR
dc.subjectSimulação (Computadores)pt_BR
dc.subjectElectric vehiclespt_BR
dc.subjectArduino (Programmable controller)pt_BR
dc.subjectBarrier-free designpt_BR
dc.subjectComputer simulationpt_BR
dc.titleCircuito simulador de movimentação veicular com joystickpt_BR
dc.title.alternativeVehicle movement simulation circuit with joystickpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um sistema simplificado para a simulação de um veículo elétrico com o uso de um joystick. O trabalho foi elaborado pensando em disponibilizar uma forma para que pessoas que tenham limitações motoras possam usufruir autonomamente de um veículo. Para esse projeto foi utilizada a comunicação com barramento CAN com a finalidade de trazer o experimento para próximo do mundo automotivo, uma vez que este tipo de comunicação é amplamente utilizada em veículos que estão a disposição da população. Para a realização do projeto foram utilizados 2 placas Arduino Leonardo devido a praticidade de montagem geral do circuito necessário, a facilidade para a programação do sistema, bem como a familiaridade que o autor tem com o material. Em conjunto foram utilizados módulos MCP2515, responsáveis por gerenciar o barramento CAN e enviar/receber as mensagens através do barramento, e o módulo ponte H L298N, responsável pelo acionamento do motor elétrico. Como sensor e atuadores temos um joystick, que é o responsável por enviar os sinais para a movimentação, um servo motor SG90, para simular o sistema de direção e um motor elétrico para simular o motor propriamente dito. Como resultado o autor verificou que o sistema funcionou como esperado, fazendo com que o sistema de direção e de motor fossem acionados através de um joystick presente no outro lado do barramento CAN em relação aos atuadores. O autor propôs como ações futuras uma maior proximidade de empresas para possível implementação industrial, primeiramente em veículos elétricos e após, juntar essa tecnologia e desenvolver em veículos a combustão.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Schneider, Guilherme Alceu-
dc.contributor.referee1Schneider, Guilherme Alceu-
dc.contributor.referee2Nabas, Kleber Kendy Horikawa-
dc.contributor.referee3Bertol, Omero Francisco-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programSistemas Embarcados para a Indústria Automotivapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::CIRCUITOS ELETRICOS, MAGNETICOS E ELETRONICOS::CIRCUITOS ELETRONICOSpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Sistemas Embarcados para a Indústria Automotiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CESEB_V_2020_06.pdf33,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.