Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29890
Título: Monitoramento de máquina para obter redução de custo de ferramenta de corte
Título(s) alternativo(s): Machine monitoring for cutting tool cost reduction
Autor(es): Gasola, Ricardo Rui
Orientador(es): Oliveira, Valmir de
Palavras-chave: Ferramentas para cortar metais
Indústria 4.0
Sistemas de coleta automática de dados
Custo industrial
Metal-cutting tools
Industry 4.0
Automatic data collection systems
Costs, Industrial
Data do documento: 22-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GASOLA, Ricardo Rui. Monitoramento de máquina para obter redução de custo de ferramenta de corte. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Automação Industrial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: A gestão de recursos para usinagem de um produto é fundamental para garantir um baixo custo e fabricação. Existem diversos métodos para buscar a melhoria continua de processos de fabricação, no entanto, a agilidade em fazer isso tornou-se um grande diferencial na busca da liderança do ramo. Com a indústria 4.0, a informação em tempo real traz a vantagem da reação rápida em desvios, evitando desperdício no processo de manufatura, mas nesse contexto, existe um grande desafio que é digitalizar o dado que é necessário para gerar decisões, pois em um parque de máquinas antigas, essa tarefa exige muita criatividade e persistência na busca de criar uma estrutura que possibilite ter a informação em banco de dados de forma automática. Esse trabalho consiste em desenvolver um hardware que seja capaz de gerar conectividade em máquinas antigas, gerar segurança no armazenamento de dados e realizar a criação de dashboards para auxiliar em tomada de decisões visando redução do custo de ferramentas.
Abstract: Managing resources for machining a product is critical to ensuring low cost and manufacturing. There are several methods for continually improving manufacturing processes, but agility in doing só has become a major differentiator in the pursuit of industry leadership. With industry 4.0, real-time information has the advantage of quick reaction to deviations, avoiding waste in the manufacturing process, but in this context, there is a big challenge to digitize the data needed to generate decisions, because in a park For older machines, this task requires a lot of creativity and persistence in the quest to create a structure that makes it possible to have the information in the database automatically. This work consists of developing a hardware that is able to generate connectivity on older machines, generate data storage security and create dashboards to assist in decision making to reduce the cost of tools.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29890
Aparece nas coleções:CT - Automação Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEAUT_XII_2019_15.pdf614 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.