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Título: Determinação da dosagem ótima dos agregados do CBUQ com auxílio da modelagem matemática restrita linear
Título(s) alternativo(s): Determining the optimal dosage of CBUQ aggregates with the assistance of restricted linear mathematical modeling
Autor(es): Silveira, Guilherme Santos da
Orientador(es): Konowalenko, Flávia
Palavras-chave: Pavimentos
Cimento asfáltico
Engenharia civil
Pavements
Asphalt cement
Civil engineering
Data do documento: 1-Jul-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: SILVEIRA, Guilherme Santos da. Caracterizações física e mecânica de pavimentos permeáveis para drenagem urbana. 2022. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2022.
Resumo: No decorrer dos anos, muitos tipos de revestimentos de pavimentos fizeram-se presentes na área da pavimentação aplicada à engenharia civil. Atualmente, dentre os diversos tipos de pavimentos flexíveis existentes, o pavimento flexível confeccionado com base no concreto betuminoso usinado à quente (CBUQ) está presente em grande parte das rodovias brasileiras, cujo material principal se dá pela utilização do ligante asfáltico - cimento asfáltico de petróleo (CAP). Esse material é derivado do petróleo bruto, cuja precificação sofre consideráveis impactos nos últimos anos, ocasionando aumentos devido às crises e situações econômicas que o mundo vem sofrendo frente ao desenvolvimento. Desse modo, há a importância de confecção de vias que sejam capazes de resistir por mais tempo, isto é, que sejam mais duradouras em relação à segurança e desempenho. Para a confecção desse tipo de pavimento, há a inserção de materiais granulares, como agregado miúdo, graúdo e o material de enchimento, os quais apresentam responsabilidades diante o desempenho das estrutura do CBUQ. Vêm sendo estudadas então, diversas metodologias para a determinação da concentração desses materiais para confecção do CBUQ. Entretanto, o método que prevalece é o de tentativas. Dessa forma, verifica-se a presença de erros de dosagem dos agregados, onde o concreto asfáltico possa sofrer ou não seja capaz de atingir às características de desempenho e segurança necessárias para aplicação em vias urbanas. Partindo desse princípio, este trabalho tem como objetivo a utilização das técnicas de Pesquisa Operacional no desenvolvimento de modelos de programação linear que sejam regidos pelas normas brasileira pertinentes aos materiais utilizados para elaboração do CBUQ. Baseado em três diferentes objetivos, buscou- se determinar a dosagem ótima desses materiais com base no ensaio de granulometria dos agregados. Os modelos matemáticos foram implementados computacionalmente, reportando resultados ótimos para os ensaios propostos para o presente trabalho de conclusão de curso.
Abstract: Over the years, many types of sidewalk coatings have been present in the area of paving applied to civil engineering, currently, among the various types of flexible sidewalks existing today, the flexible sidewalk made based on hot-machined asphalt concrete is present in approximately, 99% of Brazilian highways, whose main material is given by the use of asphalt binder – petroleum asphalt cement (PAC), whose material is derived from crude oil, whose pricing has suffered major impacts in recent years, resulting in large increases due to crises and economic situations that the world has been suffering from development. In this way, it is important to make roads that are able to resist longer times, based on safety and performance. To make this type of sidewalk, there is the insertion of granular materials such as fine and coarse aggregate and the filler material, which have great responsibility for the performance of the structure of CBUQ. Currently, there are several methodologies for determining the concentration of these materials for making the CBUQ, however, the method that prevails is by attempts, thus, it is noted the presence of errors facing this method of aggregate dosage, so that the asphalt concrete may suffer or may not be able to achieve its performance characteristics and safety necessary for application in urban roads. Based on this principle, making use of Operations Research techniques, this work aims to develop linear programming models that are governed by Brazilian standards relevant to the materials used for the preparation of the CBUQ, based on three different objectives, in order to determine the optimal dosage of these materials based on the aggregates granulometry test. The mathematical models were implemented computationally, providing optimal results for the existing tests in this course completion work.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29392
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