Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29219
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPomiechinski, Jéssica-
dc.date.accessioned2022-08-11T13:11:51Z-
dc.date.available2022-08-11T13:11:51Z-
dc.date.issued2022-05-15-
dc.identifier.citationPOMIECHINSKI, Jéssica. Ensino e aprendizagem de matemática para alunos autistas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29219-
dc.description.abstractIn this work we seek to understand how research has been approaching the teaching and learning of mathematics for autistic students. To achieve this objective, the methodology of bibliographic research related to academic productions was used. Being established for the work, the specific objectives: to understand how the teaching of Mathematics is designated for autistic students in basic education, and to analyze the existence of proper materials for the teaching of Mathematics to these students. The articles were selected from the Annals of the National Meeting of Mathematics Education (ENEM), published between 2016 and 2019, as well as scientific works found in Revista Bolema. In both, the focus is on the idea of teaching mathematics to autistic students. From the reading and analysis of the 6 selected works, topics were elaborated presenting the abstracts, followed by the discussion of the characterization of each one of them, presenting objective, mathematical content approached, the use of digital technologies and the existence of some auxiliary material, be it manipulable or ludic. That said, it was possible to conclude that the teaching proposals for autistic students, addressed in the development, are based on individual aspects of each student, year of education and level of intellectual difficulty, realizing that the teaching of mathematics has been adapting to the needs of these students. The fact that the proposals are adapted according to each need highlights that no material specific to this public is presented and used.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.titleEnsino e aprendizagem de matemática para alunos autistaspt_BR
dc.title.alternativeTeaching and learning of mathematics for autistic studentspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho procuramos compreender como as pesquisas vêm abordando o ensino e a aprendizagem matemática para alunos autistas. Para atingir esse objetivo foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica relativa a produções acadêmicas. Sendo estabelecidos para o trabalho, os objetivos específicos: compreender como se designa o ensino da Matemática para estudantes autistas no ensino básico, e, analisar a existência de materiais próprios para o ensino de matemática a esses alunos. Os artigos foram selecionados dos Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), publicados entre 2016 e 2019, e também trabalhos científicos encontrados na Revista Bolema. Em ambos, o foco está voltado na ideia do ensino de Matemática para alunos autistas. A partir da leitura e análise dos 6 trabalhos selecionados, foram elaborados tópicos apresentando os resumos, seguido da discussão da caracterização de cada um deles, apresentando objetivo, conteúdo matemático abordado, o uso de tecnologias digitais e a existência de algum material auxiliar, seja ele manipulável ou lúdico. Isto posto, foi possível concluir que as propostas de ensino para alunos autistas, abordadas no desenvolvimento, se dão a partir de aspectos individuais de cada aluno, ano de ensino e nível de dificuldade intelectual, percebendo que o ensino de matemática vem se adaptando às necessidades desses alunos. O fato de que as propostas são adaptadas conforme cada necessidade, ressalta que não são apresentados e utilizados nenhum material próprio para esse público.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Bennemann, Marcio-
dc.contributor.advisor-co1Caldatto, Marlova Estella-
dc.contributor.referee1Bennemann, Marcio-
dc.contributor.referee2Scheitt, Luiz Carlos-
dc.contributor.referee3Cappelin, Alcione-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Matemáticapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinoaprendizagemmatematicaautistas.pdf296,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons