Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29217
Título: Uma discussão sobre os resultados obtidos no SAEB de 2019 por estudantes do 9º ano em relação aos conteúdos de geometria
Título(s) alternativo(s): Discussion about the performance in the 2019 SAEB by 9th year students in relation to geometry
Autor(es): Brunetto, Debora Regina
Orientador(es): Lopes, Rodrigo Ribeiro
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Geometria
Avaliação educacional
Mathematics - Study and teaching
Geometry
Education - Evaluation
Data do documento: 7-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BRUNETTO, Debora Regina. Uma discussão sobre os resultados obtidos no SAEB de 2019 por estudantes do 9º ano em relação aos conteúdos de geometria. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: Este estudo analisa o percentual de estudantes nos níveis da escala de proficiência do 9º ano do Ensino Fundamental II dos estudantes patobranquenses, paranaense e brasileiros, da edição de 2019 do Sistema Nacional da Educação Básica (SAEB). Cujo objetivo foi discutir o desempenho obtido por estes estudantes, com foco principal na escala de proficiência do SAEB. O estudo utilizou tanto na sua organização quanto na sua discussão uma parcela dos dados estatística descritiva e medidas de tendencia central com o propósito de discutir o desempenho obtido pelos estudantes. Os resultados obtidos proporcionaram a discussão do desempenho dos estudantes do nono ano na avaliação e que puderam ser relacionados a aprendizagem de conteúdos da área de geometria.
Abstract: The stud we analyze the percentage of students at the ninth-grade Brazilian student in the Education Ministry’s National System of Evaluating Primary Education (SAEB), specifically in geometry. We consider the performance national, for Parana state and Pato Branco city. The objective of which was to discuss the performance obtained by these students, with a focus on the SAEB proficiency scale. The study used, the organization, and discussion, a portion of descriptive statistical data and measures of central tendency with the purpose of discussing the performance obtained by the students. The results obtained provided the discussion of the performance of the ninth-grade students in the evaluation and that could be related to the learning of contents in geometry.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29217
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
discussaoresultadossaebgeometria.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons