Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29214
Título: Cacheta geométrica: uma possibilidade metodológica para o ensino de prismas e pirâmides no ensino fundamental II
Título(s) alternativo(s): Cacheta geométrica: a methodological possibility for teaching prisms and pyramids in elementary school II
Autor(es): Pezzini, Letícia Eduarda Zaltran
Orientador(es): Tumelero, Marieli Musial
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Geometria
Geometria espacial
Mathematics - Study and teaching
Geometry
Geometry, Solid
Data do documento: 14-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: PEZZINI, Letícia Eduarda Zaltran. Cacheta geométrica: uma possibilidade metodológica para o ensino de prismas e pirâmides no ensino fundamental II. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: Desde criança temos contato com a Geometria em brincadeiras com a bola, de faz-de-conta, peças de formas geométricas para construir casas, igrejas, entre outras ideias que uma criança possa imaginar. Também identificamos a Geometria ao visualizarmos as casas e os edifícios, por exemplo, nos deparamos com objetos tridimensionais. A opção pela Geometria Espacial deu-se a partir dos questionamentos sobre os desafios que o professor de Matemática encontra ao ensinar esse conteúdo, e também, por dificuldades em compreender tal conteúdo desde a Educação Básica. A busca por tais respostas nos motivou a pesquisar uma forma de entender tais conceitos e assim, aprender e contribuir com os alunos e professores. Sendo assim, pensamos na possibilidade de haver um recurso metodológico, denominado como Cacheta Geométrica, para o ensino desse objeto de estudo, que auxilie nos processos de ensino e aprendizagem. Baseado nessa perspectiva, a pesquisa tem como objetivo geral apresentar e discutir o material didático “jogo Cacheta Geométrica” como uma possibilidade metodológica para o ensino de Geometria Espacial. Tal objetivo se desdobra nos seguintes específicos: elaborar o jogo Cacheta Geométrica, analisar o jogo tendo em vista os conhecimentos propostos pela BNCC. Optamos pela perspectiva metodológica qualitativa, a partir de análise documental e exploratória. Para analisar o jogo, aplicamos em uma mini aula da disciplina de Prática Docente IV do curso de Licenciatura em Matemática – da UTFPR – campus Pato Branco, onde nessa aula pode-se tecer reflexões sobre o modo de aplicar o jogo e como o mesmo pode trazer bons resultados para a aprendizagem. A partir disso, podemos concluir que o trabalho desenvolvido contribuiu de maneira significativa para a prática docente e para a formação acadêmica, pois ressalta-se a importância do professor ter um olhar atencioso aos seus alunos, conhecendo-os, para assim poder preparar a aula de acordo com a realidade da turma.
Abstract: Since childhood we have been in contact with Geometry in games with the ball, make-believe, pieces of geometric shapes to build houses, churches, among other ideas that a child can imagine. We also identify Geometry when visualizing houses and buildings, for example, we come across three-dimensional objects. The option for Spatial Geometry arose from the questions about the challenges that the Mathematics teacher finds when teaching this content, and also, due to difficulties in understanding such content since Basic Education. The search for such answers motivated us to research a way to understand such concepts and thus learn and contribute with students and teachers. Therefore, we think about the possibility of having a methodological resource, called Cacheta Geométrica, for the teaching of this object of study, which helps in the teaching and learning process. Based on this perspective, the research has as general objective to present and discuss the didactic material "Cacheta Geométrica game" as a methodological possibility for the teaching of Spatial Geometry. This objective unfolds in the following specifics: to elaborate the game Cacheta Geométrica, to analyze the game in view of the knowledge proposed by the BNCC. We opted for the qualitative methodological perspective, based on documental and exploratory analysis. To analyze the game, we applied in a mini class of the Prática Docente IV discipline of the Licentiate in Mathematics - UTFPR - Pato Branco campus, where in this class you can weave reflections on how to apply the game and how it can bring good results for learning. From this, we can conclude that the work developed contributed significantly to the teaching practice and to the academic formation, since it emphasizes the importance of the teacher to have an attentive look at his students, getting to know them, in order to prepare the class. according to the reality of the class.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29214
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cachetageometricaprismaspiramides.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons