Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29054
Título: Estudo da qualidade paisagística na mobilidade e acessibilidade no ambiente urbano da cidade de Pato Branco - PR
Título(s) alternativo(s): Study of landscape quality in mobility and accessibility in the urban environment of the city of Pato Branco - PR
Autor(es): Almeida, Aline Mariane de
Orientador(es): Ferronato, Marlene de Lurdes
Palavras-chave: Arborização
Arborização das cidades
Qualidade de vida
Transporte urbano
Florestas - Conservação
Tree planting
Trees in cities
Quality of life
Urban transportation
Forest conservation
Data do documento: 13-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ALMEIDA, Aline Mariane de. Estudo da qualidade paisagística na mobilidade e acessibilidade no ambiente urbano da cidade de Pato Branco - PR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: Em um contexto, onde a qualidade de vida está diretamente relacionada com a saúde populacional, estudar estratégias e aplica-las à população pode ser encarado como um bem de utilidade pública, é nesse sentido que o contato com a natureza se faz tão empoderado. Então, a qualidade ambiental aparece como fator necessário para ser analisada nos diagnósticos e pesquisas conexas às paisagens urbanas e sua idealização (LIMA, 2013), portanto, o objetivo desse estudo caracterizar o impacto da paisagem, da mobilidade e da acessibilidade pública urbana na qualidade de vidas dos cidadãos na cidade de Pato Branco – PR, considerando qual o grau de relevância impelido que o paisagismo urbano afeta na qualidade de vida dos indivíduos. Assim, por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se de um estudo bibliográfico e de instrumento de pesquisa um questionário com perguntas fechadas, gerou-se gráficos os quais foram discutidos. Foi possível observar que a pesquisa foi respondida em sua maioria por pessoas até 35 anos, que frequentam lugares como parques e bosques, especialmente para lazer e prática de atividades físicas, e além de outras questões, que em sua maioria gostaria que frequentar até mais vezes do que já costuma ir, também encaram esses locais como um diferencial da cidade de Pato Branco, que agrega valor e traz conforto pra estadia, um ponto não tão positivo demonstrado na pesquisa foi o de mobilidade urbana, onde foi apontado problemas com essa questão, e que então precisa ser vista pelos órgãos competentes. Desse modo, conclui-se que áreas verdes precisam ser consideradas pelos poderes públicos, para a constituição de projetos urbanos e ambientais, verificando os quesitos de dimensão espacial acolhendo as reais necessidades das pessoas que residem nesses locais; Pato Branco vem de encontro à esses anseios quanto a arborização e espaços verdes, sendo um diferencial do local, porém, necessita olhar com mais atenção para a mobilidade urbana.
Abstract: In a context where quality of life is directly related to population health, studying strategies and applying them to the population can be seen as a good of public utility, it is in this sense that contact with nature is so empowered. Therefore, environmental quality appears as a necessary factor to be analyzed in diagnoses and research related to urban landscapes and their idealization (LIMA, 2013), therefore, the objective of this study is to characterize the impact of landscape, mobility and urban public accessibility on quality. of citizens’ lives in the city of Pato Branco - PR, considering the degree of impelled relevance that urban landscaping affects the quality of life of individuals. Thus, through a qualitative research, using a bibliographic study and a research instrument, a questionnaire with closed questions, graphs were generated which were discussed. It was possible to observe that the survey was answered mostly by people up to 35 years old, who frequent places such as parks and woods, especially for leisure and physical activity, and in addition to other questions, which most of them would like to attend even more often. than usual, they also see these places as a differential of the city of Pato Branco, which adds value and brings comfort to the stay, a not so positive point demonstrated in the research was urban mobility, where problems with this issue were pointed out, and which then needs to be seen by Organs competent bodies. In this way, it is concluded that green areas need to be considered by the public authorities, for the constitution of urban and environmental projects, verifying the requirements of spatial dimension, welcoming the real needs of the people who reside in these places; Pato Branco meets these aspirations regarding afforestation and green spaces, being a differential of the place, however, it needs to look more carefully at urban mobility.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29054
Aparece nas coleções:PB - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
qualidadepaisagisticamobilidadeurbano.pdf274,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons