Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29041
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBozza, Gabriel Medeiros-
dc.creatorFerrari, Lorenzo Negrelli-
dc.date.accessioned2022-07-11T21:44:18Z-
dc.date.available2022-07-11T21:44:18Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.identifier.citationBOZZA , Gabriel Medeiros; FERRARI, Lorenzo Negrelli. Análise da resistência à erosão de revestimentos WC10Co4Cr aspergidos pelos processos HVOF e HVAF. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29041-
dc.description.abstractProcesses and materials used in modern engineering are in a constant process of improvement in order to increase efficiency, reducing losses in our activities. With regard to industrial applications of turbines and components subject to the flow of some fluid, erosion is one of the main phenomena to be mitigated, since its occurrence characterizes a reduction in the efficiency and work life of system components. Currently, among processes of protection or extension of the work life of this equipment is the HVOF and HVAF thermal spray. In the later, the propellant fluid of the particles that will coat the eroding component is a mixture of air and fuel propelled at high speed against a surface, in the former, the fuel is mixed with pure oxygen, producing coatings of greater density and cohesion, as a result of higher temperatures of process. The determination of the component alloys of this coating can be evaluated in relation to the type of environment to which the mechanical components will be subject to in operation. In erosion by slurry, the need for hard coatings, capable of withstanding the impact of solid particles of high hardness, such as silica, for example, is evident. Thus, it was decided to analyze the coating produced with WCCrCo alloy. The coated samples were subjected to erosion test by Slurry using equipment and specific technical standards for this test at two different angles, 60° and 90°. The characterization of the coatings was carried out with the aid of a Scanning Electron Microscope and subsequent surface analysis of the samples. It was found that tungsten carbide coatings deposited by the VAF process have greater resistance to erosion than HVOF, while the erosion angle variation did not show significant differences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectAspersão térmicapt_BR
dc.subjectErosãopt_BR
dc.subjectRevestimentospt_BR
dc.subjectTurbinaspt_BR
dc.subjectMetal sprayingpt_BR
dc.subjectErosionpt_BR
dc.subjectCoatingspt_BR
dc.subjectTurbinespt_BR
dc.titleAnálise da resistência à erosão de revestimentos WC10Co4Cr aspergidos pelos processos HVOF e HVAFpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of erosion resistance of WC10Co4Cr coatings sprayed by HVOF and HVAF processespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoProcessos e materiais utilizados na engenharia moderna estão em constante processo de aperfeiçoamento com o objetivo de aumentar a eficiência, reduzindo perdas em de nossas atividades. No que tange às aplicações industriais de turbinas e componentes sujeitos ao fluxo de materiais, a erosão é um dos principais fenômenos a ser mitigado, uma vez que sua ocorrência caracteriza a redução da eficiência e vida útil dos componentes do sistema. Atualmente, entre processos de proteção ou prolongamento da vida útil desses equipamentos está a Aspersão térmica HVOF e HVAF. Neste, o fluxo propulsor das partículas que revestirão o componente em erosão é uma mistura de ar e combustível propelidos em alta velocidade contra uma superfície, naquele, o combustível é misturado com oxigênio puro, produzindo revestimentos de maior densidade e coesão, graças a temperaturas mais elevadas de processo. A determinação das ligas componentes desse revestimento pode ser avaliada em relação ao tipo de ambiente aos quais os componentes mecânicos serão submetidos em operação. Na erosão por Jato de lama, é notória a necessidade de revestimentos duros, capazes de suportar o impacto de partículas sólidas de durezas elevadas, como a sílica, por exemplo. Deste modo, optou-se por analisar, o revestimento produzido com liga WCCrCo. As amostras revestidas foram submetidas a teste de erosão por Jato de lama utilizando equipamento e normas técnicas específicas para esse ensaio em dois ângulos distintos de ataque, 60° e 90°. Foi realizada a caracterização dos revestimentos com auxilio de Microscópio Eletrônico de Varredura e posterior analise superficial das amostras. Constatou-se que os revestimentos de carboneto de tungstênio depositados pelo processo de HVAF apresentam maior resistência à erosão em relação ao HVOF, enquanto a variação do ângulo de erosão não apresentou diferenças significativas.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Pukasiewicz, Anderson Geraldo Marenda-
dc.contributor.referee1Pukasiewicz, Anderson Geraldo Marenda-
dc.contributor.referee2Fals, Hipolito Domingo Carvajal-
dc.contributor.referee3Soares, Marcos Eduardo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aspersaotermicahvofhvafslurry.pdf1,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons