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Título: Branding: o posicionamento de uma marca na crise
Título(s) alternativo(s): Branding: the positioning of a brand in the crisis
Autor(es): Pulner, Letícia Linhares Camargo
Orientador(es): Nunes, Elenise Leocadia da Silveira
Palavras-chave: Pequenas e médias empresas
Branding (Marketing)
Planejamento estratégico
Projeto gráfico (Tipografia)
Small business
Strategic planning
Graphic design (Typography)
Data do documento: 18-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PULNER, Letícia Linhares Camargo. Branding: o posicionamento de uma marca na crise. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Este trabalho busca produzir um manual de posicionamento de marca para micro e pequenas empresas; pontuar e comparar os cenários da estrutura econômica brasileira em períodos de crise; conceituar termos que estejam relacionados ao Branding e planejamento estratégico e elaborar uma metodologia para validar o manual proposto. Assim, apoia-se nas metodologias de um estudo aplicado, qualitativo e descritivo e permite perceber que algumas teorias orientam sobre os passos para desenvolver um planejamento estratégico e outras apresentam óticas por meio das quais observá-lo. A validação da metodologia proposta que envolve a utilização do manual ocorre por meio de pesquisa de percepção em modelo de escala Likert. Dessa forma, o manual desenvolvido foi dividido em três etapas: perceber em que cenário e posicionamento a marca se encontra; perceber a necessidade de realocá-la e como reposicioná-la com essa nova essência e, em terceiro, traçar um plano que permita colocar isso em prática. Nesse sentido, o resultado desse trabalho irá apoiar os micro e pequenos empresários para alavancar o seu negócio e posicionar sua marca de forma atraente no imaginário do consumidor.
Abstract: This work seeks to produce a brand positioning manual for micro and small companies; score and compare the scenarios of the Brazilian economic structure in times of crisis; conceptualize terms that are related to Branding and strategic planning and develop a methodology to validate the proposed manual. Thus, it relies on the methodologies of an applied, qualitative and descriptive study and allows us to perceive that some theories guide on the steps to develop a strategic planning and others present optics through which to observe it. The validation of the proposed methodology that involves the use of the manual occurs through a perception survey using a Likert scale model. In this way, the manual developed was divided into three stages: realizing the scenario and positioning of the brand; realize the need to reallocate it and how to reposition it with this new essence and, thirdly, draw up a plan that will allow it to be put into practice. In this sense, the result of this work will support micro and small entrepreneurs to leverage their business and position their brand in an attractive way in the consumer’s imagination.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28635
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