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Título: Avaliação de estradas não pavimentadas no município de Pato Branco - PR
Título(s) alternativo(s): Evaluation of unpaved roads in the city of Pato Branco - PR
Autor(es): Silva, Wallace Orlandini Prado da
Orientador(es): Bisconsini, Danilo Rinaldi
Palavras-chave: Estradas - Manutenção e reparos
Rodovias - Manutenção e reparos
Rodovias - Medidas de segurança
Roads - Maintenance and repair
Roads - Maintenance and repair
Roads - Safety measures
Data do documento: 16-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SILVA, Wallace Orlandini Prado da. Avaliação de estradas não pavimentadas no município de Pato Branco - PR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.
Resumo: No Brasil, quase 90% das rodovias não são pavimentadas, apesar da grande importância dessas estruturas para o desenvolvimento econômico do país, principalmente para o escoamento da produção agropecuária. Sem estradas com condições de rolamento adequadas, a população do campo é prejudicada pela falta de acesso a estruturas básicas, como escolas, hospitais, mercados e ao próprio centro urbano. Em razão disso, é imprescindível a existência de ferramentas de gestão pública que contribuam para manter a infraestrutura viária em boas condições. No entanto, é comum a falta de aplicação de métodos racionais de gerência de estradas não pavimentadas em municípios brasileiros, resultando na má alocação de recursos públicos e em estradas de má qualidade. Neste trabalho, utilizaram-se dados de aceleração vertical fornecidos por um smartphone fixado ao para-brisas de um veículo para a estimativa da condição de conforto de segmentos de estradas rurais não pavimentadas do município de Pato Branco (PR), assim como a aplicação do Índice de Condição da Rodovia Não Pavimentada (ICRNP) para a avaliação e priorização de atividades de Manutenção e Reabilitação (M&R) das vias selecionadas para o estudo. Os valores de aceleração vertical indicaram um alto nível de desconforto, sendo todos os trechos classificados com o conceito ‘extremamente desconfortável’, de acordo com a norma internacional de conforto ISO 2631-1, enquanto os dados de ICRNP indicaram o conceito ‘muito pobre’ para todos os trechos analisados. Para mitigar os defeitos observados, sugere-se a manutenção das vias, em especial a aplicação de serviços de patrolagem para correção das seções transversais impróprias e execução e manutenção de dispositivos drenagem, já que essas falhas são associadas ao surgimento dos demais defeitos. Também se concluiu que os investimentos para manter as estradas em boas condições de trafegabilidade são menores do que os necessários para sua pavimentação.
Abstract: In Brazil, almost 90% of the highways are unpaved, despite the great importance of these structures for the country's economic development, especially for the flow of agricultural production. Without roads with adequate rolling conditions, rural populations are hampered by the lack of access to basic structures such as schools, hospitals, markets and the urban center itself. For this reason, it is essential to have public management tools that contribute to keeping the road infrastructure in good condition. However, the lack of application of rational management methods for unpaved roads in Brazilian municipalities is common, resulting in poor allocation of public resources and poor quality roads. In this work, vertical acceleration data provided by a smartphone attached to the windshield of a vehicle were used to estimate the comfort condition of unpaved rural road segments in the municipality of Pato Branco (PR), as well as the application of Unpaved Road Condition Index (ICRNP) for the assessment and prioritization of Maintenance and Rehabilitation (M&R) activities on the roads selected for the study. The vertical acceleration values indicated a high level of discomfort, with all stretches classified as ‘extremely uncomfortable’, according to the international comfort standard ISO 2631-1, while the ICRNP data indicated the concept ‘very poor’ for all analyzed excerpts. To mitigate the observed defects, road maintenance is suggested, in particular the application of patrol services to correct improper cross sections and execution and maintenance of drainage devices, since these failures are associated with the appearance of other defects. It was also concluded that the investments to keep the roads in good traffic conditions are lower than those necessary for paving them.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28539
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