Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27203
Título: O conhecimento matemático mobilizado por uma professora em videoaulas sobre função e função afim: uma análise a partir do MTSK
Título(s) alternativo(s): The mathematical knowledge mobilized by a teacher in video lessons about function and affine function: an analysis based on MTSK
Autor(es): Costa, Vanessa Juliana da
Orientador(es): Caldatto, Marlova Estela
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Funções (Matemática)
Professores - Formação
Conhecimento e aprendizagem
Ensino via Web
Ensino à distância
Mathematics - Study and teaching
Functions
Teachers, Training of
Knowledge and learning
Web-based instruction
Distance education
Data do documento: 16-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: COSTA, Vanessa Juliana da. O conhecimento matemático mobilizado por uma professora em videoaulas sobre função e função afim: uma análise a partir do MTSK. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.
Resumo: Esta pesquisa visa identificar e analisar os conhecimentos especializados mobilizados e explicitados por uma professora de matemática em videoaulas destinadas ao Ensino Médio associadas à implementação do “Aula Paraná”, sistema Ensino na modalidade a Distância desenvolvido pela Rede Estadual de Educação do Paraná no decorrer da pandemia da COVID-19. As análises desenvolvidas foram de cunho qualitativo e voltaram-se para o conteúdo de oito videoaulas que versam sobre os temas “Função” e “Função Afim” e foram feitas pelo modelo teórico-analítico Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge (MTSK), onde focou-se na abordagem do domínio e subdomínios que compõe o Mathematical Knowledge – MK. As análises evidenciaram que os conhecimentos mobilizados pela professora no decorrer das videoaulas associam-se, em sua grande maioria, ao subdomínio do KoT, de modo que a professora explicitou conhecimentos sobre procedimentos, definições, propriedades e seus fundamentos; registros de representação e aplicações e fenomenologia vinculados ao tema função. Dessa forma, pouco se identificou a presença de conhecimentos associados aos subdomínios que discutem elementos típicos da prática dos professores de Matemática e das conexões matemáticas.
Abstract: This research aims to identify and analyze the Specialized know ledge mobilized and made explicit by a mathematics teacher in video lessons for high school students associated with the implementation of "Aula Paraná", a distance learning system developed by the State Education System of Paraná during the COVID-19 pandemic. The analyses developed were qualitative in nature and focused on the content of eight video lessons about the topics "Function" and "Affine Function" and were carried out using the theoretical-analytical model Mathematics Teacher's Specialized Knowledge (MTSK), which focused on the approach of the domain and sub-domains that make up the Mathematical Knowledge - MK. The analyses showed that the knowledge mobilized by the teacher during the video lessons is mostly associated with the sub-domain of KoT, so that the teacher explicitly mentioned knowledge about procedures, definitions, properties and their foundations; representation registers and applications and phenomenology linked to the function theme. Thus, there was little identification of the presence of knowledge associated with the sub-domains that discuss typical elements of mathematics teachers' practice and of mathematical connections.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27203
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
conhecimentomatematicovideoaulas.pdf7,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons