Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27203
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Vanessa Juliana da | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-21T11:52:31Z | - |
dc.date.available | 2022-02-21T11:52:31Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-16 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Vanessa Juliana da. O conhecimento matemático mobilizado por uma professora em videoaulas sobre função e função afim: uma análise a partir do MTSK. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27203 | - |
dc.description.abstract | This research aims to identify and analyze the Specialized know ledge mobilized and made explicit by a mathematics teacher in video lessons for high school students associated with the implementation of "Aula Paraná", a distance learning system developed by the State Education System of Paraná during the COVID-19 pandemic. The analyses developed were qualitative in nature and focused on the content of eight video lessons about the topics "Function" and "Affine Function" and were carried out using the theoretical-analytical model Mathematics Teacher's Specialized Knowledge (MTSK), which focused on the approach of the domain and sub-domains that make up the Mathematical Knowledge - MK. The analyses showed that the knowledge mobilized by the teacher during the video lessons is mostly associated with the sub-domain of KoT, so that the teacher explicitly mentioned knowledge about procedures, definitions, properties and their foundations; representation registers and applications and phenomenology linked to the function theme. Thus, there was little identification of the presence of knowledge associated with the sub-domains that discuss typical elements of mathematics teachers' practice and of mathematical connections. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Funções (Matemática) | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino via Web | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Functions | pt_BR |
dc.subject | Teachers, Training of | pt_BR |
dc.subject | Knowledge and learning | pt_BR |
dc.subject | Web-based instruction | pt_BR |
dc.subject | Distance education | pt_BR |
dc.title | O conhecimento matemático mobilizado por uma professora em videoaulas sobre função e função afim: uma análise a partir do MTSK | pt_BR |
dc.title.alternative | The mathematical knowledge mobilized by a teacher in video lessons about function and affine function: an analysis based on MTSK | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa visa identificar e analisar os conhecimentos especializados mobilizados e explicitados por uma professora de matemática em videoaulas destinadas ao Ensino Médio associadas à implementação do “Aula Paraná”, sistema Ensino na modalidade a Distância desenvolvido pela Rede Estadual de Educação do Paraná no decorrer da pandemia da COVID-19. As análises desenvolvidas foram de cunho qualitativo e voltaram-se para o conteúdo de oito videoaulas que versam sobre os temas “Função” e “Função Afim” e foram feitas pelo modelo teórico-analítico Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge (MTSK), onde focou-se na abordagem do domínio e subdomínios que compõe o Mathematical Knowledge – MK. As análises evidenciaram que os conhecimentos mobilizados pela professora no decorrer das videoaulas associam-se, em sua grande maioria, ao subdomínio do KoT, de modo que a professora explicitou conhecimentos sobre procedimentos, definições, propriedades e seus fundamentos; registros de representação e aplicações e fenomenologia vinculados ao tema função. Dessa forma, pouco se identificou a presença de conhecimentos associados aos subdomínios que discutem elementos típicos da prática dos professores de Matemática e das conexões matemáticas. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0003-0892-8922 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9980113995229124 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Caldatto, Marlova Estela | - |
dc.contributor.advisor1ID | http://orcid.org/0000-0002-4029-167X | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7361179882065708 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Martins, Carlos Alexandre Ribeiro | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-4445-084X | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2894024245343536 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Almeida, Marieli Vanessa Rediske de | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-7491-8936 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5119544071417852 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Caldatto, Marlova Estela | - |
dc.contributor.referee3ID | http://orcid.org/0000-0002-4029-167X | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7361179882065708 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.capes | Engenharia/Tecnologia/Gestão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
conhecimentomatematicovideoaulas.pdf | 7,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons