Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27203
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Vanessa Juliana da-
dc.date.accessioned2022-02-21T11:52:31Z-
dc.date.available2022-02-21T11:52:31Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.identifier.citationCOSTA, Vanessa Juliana da. O conhecimento matemático mobilizado por uma professora em videoaulas sobre função e função afim: uma análise a partir do MTSK. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27203-
dc.description.abstractThis research aims to identify and analyze the Specialized know ledge mobilized and made explicit by a mathematics teacher in video lessons for high school students associated with the implementation of "Aula Paraná", a distance learning system developed by the State Education System of Paraná during the COVID-19 pandemic. The analyses developed were qualitative in nature and focused on the content of eight video lessons about the topics "Function" and "Affine Function" and were carried out using the theoretical-analytical model Mathematics Teacher's Specialized Knowledge (MTSK), which focused on the approach of the domain and sub-domains that make up the Mathematical Knowledge - MK. The analyses showed that the knowledge mobilized by the teacher during the video lessons is mostly associated with the sub-domain of KoT, so that the teacher explicitly mentioned knowledge about procedures, definitions, properties and their foundations; representation registers and applications and phenomenology linked to the function theme. Thus, there was little identification of the presence of knowledge associated with the sub-domains that discuss typical elements of mathematics teachers' practice and of mathematical connections.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFunções (Matemática)pt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino via Webpt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectFunctionspt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectKnowledge and learningpt_BR
dc.subjectWeb-based instructionpt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.titleO conhecimento matemático mobilizado por uma professora em videoaulas sobre função e função afim: uma análise a partir do MTSKpt_BR
dc.title.alternativeThe mathematical knowledge mobilized by a teacher in video lessons about function and affine function: an analysis based on MTSKpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa visa identificar e analisar os conhecimentos especializados mobilizados e explicitados por uma professora de matemática em videoaulas destinadas ao Ensino Médio associadas à implementação do “Aula Paraná”, sistema Ensino na modalidade a Distância desenvolvido pela Rede Estadual de Educação do Paraná no decorrer da pandemia da COVID-19. As análises desenvolvidas foram de cunho qualitativo e voltaram-se para o conteúdo de oito videoaulas que versam sobre os temas “Função” e “Função Afim” e foram feitas pelo modelo teórico-analítico Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge (MTSK), onde focou-se na abordagem do domínio e subdomínios que compõe o Mathematical Knowledge – MK. As análises evidenciaram que os conhecimentos mobilizados pela professora no decorrer das videoaulas associam-se, em sua grande maioria, ao subdomínio do KoT, de modo que a professora explicitou conhecimentos sobre procedimentos, definições, propriedades e seus fundamentos; registros de representação e aplicações e fenomenologia vinculados ao tema função. Dessa forma, pouco se identificou a presença de conhecimentos associados aos subdomínios que discutem elementos típicos da prática dos professores de Matemática e das conexões matemáticas.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-0892-8922pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9980113995229124pt_BR
dc.contributor.advisor1Caldatto, Marlova Estela-
dc.contributor.advisor1IDhttp://orcid.org/0000-0002-4029-167Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7361179882065708pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Carlos Alexandre Ribeiro-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4445-084Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2894024245343536pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Marieli Vanessa Rediske de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-7491-8936pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5119544071417852pt_BR
dc.contributor.referee3Caldatto, Marlova Estela-
dc.contributor.referee3IDhttp://orcid.org/0000-0002-4029-167Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7361179882065708pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
conhecimentomatematicovideoaulas.pdf7,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons