Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27180
Título: Análise numérica computacional da influência da utilização de winglets em asas de pequena envergadura
Título(s) alternativo(s): Numerical computacional analysis of influence of winglets in small wingspan wings
Autor(es): Souza, Lucas Alexandre de
Orientador(es): Salvo, Ricardo de Vasconcelos
Palavras-chave: Fluidodinâmica computacional
Arrasto (Aerodinâmica)
Aerodinâmica
Computational fluid dynamics
Drag (Aerodynamics)
Aerodynamics
Data do documento: 6-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SOUZA, Lucas Alexandre de. Análise numérica computacional da influência da utilização de winglets em asas de pequena envergadura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
Resumo: Winglets são dispositivos de ponta de asa, que atuam com o intuito de reduzir o arrasto induzido formado pela diferença de pressão entre a parte inferior e superior de asas com envergadura finita. Com intuito de replicar tal técnica amplamente utilizada na aviação comercial, esse trabalho visa estudar e simular a utilização do Winglet para a Equipe GRIFO AERODESIGN participante da competição SAE AERODESIGN. Inicialmente são desenvolvidas validações de modelos de simulação e experimentação já realizados. Tal validação é feita com e sem dispositivo de ponta de asa. Em seguida com o auxílio da literatura são selecionados parâmetros que auxiliam na otimização do Winglet para o desenvolvimento de um dispositivo próprio para as condições da asa da Equipe. Após a criação do dispositivo, são simulados tanto asa como asa + Winglet para que sejam comparados os resultados obtidos de arrasto e sustentação. A aplicação de tal dispositivo impactou em reduções de 3,8% no arrasto e 7,59% de aumento na sustentação e por consequência uma melhora na razão de sustentação por arrasto em 11,9%.
Abstract: Winglets are wingtip devices, which are used to reduce the induced drag generated by the difference between under pressure and top pressure of finite wings. In order to replicate this technique widely used in commercial aviation, this work aims to study and simulate the use of Winglet for GRIFO AERODESIGN Team use in the SAE AERODESIGN competition. Initially, validations of simulation and experimentation models already performed are developed. Such validation is done with and without a wingtip device. Then with the help of the literature are selected parameters that help in the optimization of Winglets for the development of a device of its own for the conditions of the Team's wings. After the creation of the device, both wing and wing + Winglets are simulated to compare the results obtained from lift and drag. The application of this device impacted a reduction of 3.8% in drag and 7.59% increase in lift and as a result an improvement in the lift/drag ratio by 11.9%.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27180
Aparece nas coleções:LD - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analisenumericacomputacionalinfluencia.pdf2,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.