Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26965
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampos, André de-
dc.date.accessioned2022-02-02T15:01:11Z-
dc.date.available2022-02-02T15:01:11Z-
dc.date.issued2021-12-13-
dc.identifier.citationCAMPOS, André de. Uma proposta metodológica para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem digitais usando programação por blocos. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26965-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Principais conceitos teóricos e técnicos para a elaboração de objetos de aprendizagem digitais usando a plataforma mBlockpt_BR
dc.description.abstractThe year 2020 was marked by methodological changes imposed by the COVID-19 pandemic. The need for teachers to innovate and improve their way of teaching intensified. It is understood that mastering and understanding new methodological practices has become mandatory among teachers working in Basic Education. In view of this and seeking to integrate the model of Technological and Pedagogical Content Knowledge (CTPC), Digital Educational Technologies (TED) and/or Digital Information and Communication Technologies (TDIC), Digital Culture competence (BNCC, 2017), as well as its dimensions and sub-dimensions, the present research aims to offer an online course through the Institutional Moodle Platform of UTFPR to a target audience of Basic Education teachers. The course deals with the development of digital Learning Objects (LOs) using block programming offered by the mBlock platform, analyzing its possible adaptability in different contents and school subjects. The methodology developed in the project seeks to equip Basic Education teachers working in Elementary School - Final Years and High School, proposing a greater integration between digital educational technologies and teaching-learning processes. It is believed that promoting greater digital proficiency among Basic Education teachers may be the way to meet the educational needs imposed by the new generations of increasingly interactive, restless and technological students. The study revealed that after taking the online course proposed in this research, teachers expressed interest in adding the mBlock platform to their classes and school content at different levels of Basic Education. It is noticed that the gains and conquests provided by this methodology were of great relevance for the teachers involved. However, the research also pointed to an emerging need for public school teachers to seek methodological updates in the face of digital educational technologies, aiming to narrow the gaps between school, students and technology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectProgramação (Computadores)pt_BR
dc.subjectCultura e tecnologiapt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectMídia digital - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectComputer programmingpt_BR
dc.subjectCulture and technologypt_BR
dc.subjectComputer-assisted instructionpt_BR
dc.subjectDigital media - Social aspectspt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.titleUma proposta metodológica para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem digitais usando programação por blocospt_BR
dc.title.alternativeA methodological proposal for the development of digital learning objects using block programmingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO ano de 2020 foi marcado por mudanças metodológicas impostas pela pandemia da COVID-19. Intensificou - se à necessidade de os professores inovarem e aperfeiçoarem à sua maneira de ensinar. Entende-se que, dominar, compreender novas práticas metodológicas, tornou-se obrigatoriedade entre professores atuantes na Educação Básica. Diante disso e buscando a integração entre o modelo de Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (CTPC), das Tecnologias Educacionais Digitais (TED) e/ou Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), da competência Cultura Digital (BNCC, 2017), bem como suas dimensões e subdimensões, a presente pesquisa visa oferecer um curso online por meio da Plataforma do Moodle Institucional da UTFPR a um público alvo de professores da Educação Básica. O curso versa sobre o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem (OAs) digitais usando a programação por blocos oferecida pela plataforma mBlock, analisando a sua possível adaptabilidade em diferentes conteúdos e disciplinas escolares. A metodologia desenvolvida no projeto procura instrumentalizar os professores da Educação Básica atuantes no Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio, propondo uma maior integração entre as tecnologias educacionais digitais e os processos de ensino-aprendizagem. Acredita-se que promover entre os professores da Educação Básica maior proficiência digital, pode ser o caminho para se conseguir atender as necessidades educacionais impostas pelas novas gerações de estudantes cada vez mais interativos, inquietos e tecnológicos. O estudo revelou que após realizar o curso online proposto nesta pesquisa, os professores manifestaram interesse em agregar a plataforma mBlock em suas aulas e conteúdos escolares em diversos níveis da Educação Básica. Percebe-se que os ganhos e conquistas proporcionados por esta metodologia, foram de grande relevância para os professores envolvidos. Contudo, a pesquisa também apontou uma emergente necessidade de os professores da rede pública buscarem atualizações metodológicas frente as tecnologias educacionais digitais, visando estreitar as lacunas entre escola, alunos e tecnologia.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3044193789584740pt_BR
dc.contributor.advisor1Szmoski, Romeu Miqueias-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0968-7158pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5919669935159197pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Aires, João Paulo-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4367-9901pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5120480868145385pt_BR
dc.contributor.referee1Szmoski, Romeu Miqueias-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0968-7158pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5919669935159197pt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, André Vitor Chaves de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3434-0172pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1770545522746726pt_BR
dc.contributor.referee3Miquelin, Awdry Feisser-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-7459-3780pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9516464037261848pt_BR
dc.contributor.referee4Aires, João Paulo-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-4367-9901pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5120480868145385pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
propostametodologicaobjetosaprendizagem.pdf6,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
propostametodologicaobjetosaprendizagem_produto.pdf10,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons