Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26911
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEsser, Telma Cordeiro Lopes-
dc.date.accessioned2022-01-10T13:46:17Z-
dc.date.available2022-01-10T13:46:17Z-
dc.date.issued2021-05-22-
dc.identifier.citationESSER, Telma Cordeiro Lopes. O ensino de óptica para pessoas com deficiência visual. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26911-
dc.descriptionAcompanha: Sequência didática para o ensino de óptica para pessoas com deficiência visualpt_BR
dc.description.abstractBrazilian legislation seeks to guarantee the school inclusion of children with special needs. However, effective inclusion requires modifications within traditional education in order to allow the development of students' autonomy in classroom activities, as well as their socialization and enabling learning conditions. Given this, this dissertation aims to develop, apply and evaluate a material for teaching optics to people with visual impairments. Therefore, multisensory models were built to facilitate the teaching of light propagation, including the processes of reflection, refraction and, finally, the dispersion of white light. The application in a school context was developed with a visually impaired student during extra­class hours. We concluded that the developed materials were very well received by the student, who was able to explore them autonomously and that they were of great importance for understanding the concepts worked on. As a low­cost material, simple to manufacture and that can be used by students with or without visual impairment, we hope that this work can be used in the teaching of optics as well as a resource that allows the inclusion of the visually impaired in school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência visualpt_BR
dc.subjectÓpticapt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectMainstreaming in educationpt_BR
dc.subjectPeople with visual disabilitiespt_BR
dc.subjectOpticspt_BR
dc.titleO ensino de óptica para pessoas com deficiência visualpt_BR
dc.title.alternativeTeaching optics for people with visual impairmentpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA legislação brasileira busca garantir a inclusão escolar de crianças com necessidades especiais. No entanto, uma inclusão efetiva necessita que haja modificações dentro do ensino tradicional de forma a permitir o desenvolvimento da autonomia dos alunos nas atividades em sala de aula, a socialização e condições de aprendizagem. Diante disto, esta dissertação tem como objetivo desenvolver, aplicar e avaliar um material destinado ao ensino de óptica a pessoas com deficiência visual. Para tanto, foram construídas maquetes multissensoriais para facilitar o ensino da propagação da luz, incluindo os processos de reflexão, refração e, por fim, a dispersão da luz branca. A aplicação em contexto escolar foi desenvolvida com um aluno deficiente visual em horário extraclasse. Concluímos que os materiais desenvolvidos foram muito bem recebidos pelo aluno que apresentou facilidade em explorá-­los de modo autônomo e que foram de grande importância para a compreensão dos conceitos trabalhados. Sendo um material de baixo custo, de simples confecção e que pode ser utilizado por alunos com ou sem deficiência visual, esperamos que este trabalho possa ser empregado no ensino da óptica como recurso que permite a inclusão do deficiente visual na escola.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9688-7096pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9344061163101038pt_BR
dc.contributor.advisor1Schwerz, Roseli Constantino-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-5507-3117pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8638021519578975pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Batista, Michel Corci-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-7328-2721pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.contributor.referee1Fontes, Adriana da Silva-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-0085-5020pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0948799905374439pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Aline Alves de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-8254-2174pt_BR
dc.contributor.referee2Lattesapt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Debora Ferreira da-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-3885-2634pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7293445079126935pt_BR
dc.contributor.referee4Gomes, Ederson Carlos-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-3519-324Xpt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2768392223239987pt_BR
dc.contributor.referee5Schwerz, Roseli Constantino-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-5507-3117pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8638021519578975pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinoopticadeficienciavisual.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ensinoopticadeficienciavisual_produto.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons