Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26793
Título: Mídia e educação: o uso de propagandas no desenvolvimento do pensamento crítico no espaço escolar
Título(s) alternativo(s): Media and education: the use of advertisements in the development of critical thinking in the school space
Autor(es): Santos, Thais Fernanda dos Santos dos
Orientador(es): Berghauser, Neron Alípio Cortes
Palavras-chave: Comunicação de massa e propaganda
Pensamento crítico
Estudantes - Conduta
Mass media and propaganda
Critical thinking
Students - Conduct of life
Data do documento: 18-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SANTOS, Thais Fernanda dos Santos dos. Mídia e educação: o uso de propagandas no desenvolvimento do pensamento crítico no espaço escolar. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Na sociedade contemporânea, as mídias estão presentes em todos os setores da vida social, inclusive o da educação. Com isso, a escola assumiu novos desafios, dentre eles o de tornar os educandos, críticos e conscientes no uso das mídias. Desta maneira, o presente trabalho aborda sobre a influência das propagandas no comportamento social e seus impactos no público infanto ­juvenil. Tem como escopo a elaboração de práticas de ensino da leitura e interpretação a partir do gênero discursivo propaganda. Parte da problemática de como se deve usar a propaganda no processo de desenvolvimento crítico do educando. O estudo foi de caráter exploratório e, como procedimento metodológico, adotou­-se o levantamento de dados e pesquisa bibliográfica em livros, artigos e textos de arquivos digitais de autores que fundamentam a temática. Como resultados deste trabalho foram propostas cinco atividades pedagógicas envolvendo o uso do gênero discursivo propaganda para alunos do Ensino Fundamental I – Anos iniciais. Espera-­se que este estudo sirva de base para fundamentar a prática docente no ensino e análise das linguagens midiáticas.
Abstract: In contemporary society, the media are present in all sectors of social life, including education. As a result, the school took on new challenges, including making students, critical and aware of the use of media. In this way, the present work deals with the influence of advertisements on social behavior and its impacts on children and adolescents. Its scope is the development of reading and interpretation teaching practices based on the discursive advertising genre. Part of the problem of how to use advertising in the critical development process of the student. The study was of an exploratory nature and, as a methodological procedure, data collection and bibliographic research in books, articles, and texts from digital archives of authors that support the theme were adopted. As a result of this work, five pedagogical activities were proposed involving the use of the discursive advertising genre for Elementary School Students – Early Years. It is hoped that this study will serve as a basis to support teaching practice in the teaching and analysis of media languages.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26793
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
midiaeducacaopropaganda.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.