Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26778
Título: O enfoque agroecológico da educação do campo na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul
Título(s) alternativo(s): The agroecological approach to rural education in the rede estadual de educação do Rio Grande do Sul
Autor(es): Tomasi, Tanize
Orientador(es): Bortoli, Marlene Magnoni
Palavras-chave: Cultura popular
Vida rural
Ecologia agrícola
Popular culture
Ranch life
Agricultural ecology
Data do documento: 19-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: TOMASI, Tanize. O enfoque agroecológico da educação do campo na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Esta pesquisa teve como temática o enfoque agroecológico da Educação do Campo. A Educação do Campo foi abordada pelo enfoque agroecológico com uma análise que contempla a regulamentação e a implementação de uma nova prática educativa com o desenvolvimento de novas metodologias de ensino, revalorização dos saberes populares e proposição de políticas públicas diferenciadas para a população do espaço rural. A aproximação político ­filosófica da Agroecologia com a Educação do Campo acompanha a nova proposta de desenvolvimento rural com uma agricultura alternativa e sustentável e pela produção de conhecimento baseada na relação direta entre o conhecimento científico e o diálogo de saberes dos povos do campo; a problematização e valorização dos territórios garantindo os diferentes tempos e espaços de formação; a geração e disseminação de tecnologias adaptadas às realidades territoriais; e, um processo de ensino­ aprendizagem que dialogue com a realidade do campo, transformando-­a. Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo geral compreender o enfoque agroecológico da Educação do Campo na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, com a análise das notícias publicadas pela secretaria e a aplicabilidade da ferramenta de mineração de texto Sobek que permite a extração dos principais conceitos.
Abstract: This research had as its theme the agroecological focus of Rural Education. The Rural Education was approached by the agroecological approach with an analysis that contemplates the regulation and the implementation of a new educational practice with the development of new teaching methodologies, the revaluation of popular knowledge and the proposition of different public policies for the rural population. The political­philosophical approach of Agroecology to Rural Education accompanies the new proposal for rural development with alternative and sustainable agriculture and the production of knowledge based on the direct relationship between scientific knowledge and the dialogue of knowledge of the peoples of the countryside; the problematization and valorization of the territories guaranteeing the different times and spaces of formation; the generation and dissemination of technologies adapted to territorial realities; and, a teaching­learning process that dialogs with the reality of the field, transforming it. This course conclusion work had as general objective to understand the agroecological approach of Rural Education in the Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, with the analysis of the news published by the secretariat and the applicability of the Sobek text mining tool that allows the extraction of the main concepts.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26778
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
enfoqueagroecologicoeducacao.pdf2,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.