Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26392
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorStein, Ketlyn Ferraz-
dc.date.accessioned2021-11-15T23:43:57Z-
dc.date.available2021-11-15T23:43:57Z-
dc.date.issued2020-05-29-
dc.identifier.citationSTEIN, Ketlyn Ferraz. A comunicação interna e o impacto na atuação do servidor público: estudo de caso na UTFPR Curitiba. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização MBA em Gestão Empresarial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26392-
dc.description.abstractThis research discusses the theme of organizational communication in public administration, focusing on one of the boards of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) in the city of Curitiba. The general objective was to analyze how the communication process between administrative departments impacts the performance of the servers. The specific objectives were intended to identify how the communication processes between the leader and his followers are established; how interdepartmental communication is established, and analyzing how improving internal communication can help improve the work of civil servants. Three focus of analysis were defined: communication between leader and followers; interdepartmental communication; and intradepartmental communication. In this sense, the research was carried out in two phases: first there was the application of a questionnaire to civil servants who did not work in leadership positions and, subsequently, interviews were conducted with civil servants working in management positions. From the data identified, it was possible to verify that there is a predominance in the use of informal communication between subordinates and their bosses and the use of formal channels in interdepartmental communication. The survey also identified suggestions aimed at improving communication processes, such as improving the organization of meetings, standardizing some forms of communication and intensifying feedbacks. In summary, in general, the institution’s communication is considered good by the research participants, but it is worth emphasizing the importance of the organization carrying out a strategic planning of its communication to achieve the objectives and assist in the exchange of information and improvement of the work environment job.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectComunicação nas organizaçõespt_BR
dc.subjectServidores públicospt_BR
dc.subjectUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectCommunication in organizationspt_BR
dc.subjectPublic officerspt_BR
dc.titleA comunicação interna e o impacto na atuação do servidor público: estudo de caso na UTFPR Curitibapt_BR
dc.title.alternativeThe internal communication and their performance impacts on the public servant: case study at UTFPR Curitibapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa debate a respeito do tema comunicação organizacional na administração pública, com foco em uma das diretorias da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Câmpus Curitiba. O objetivo geral consistiu em analisar como o processo de comunicação entre departamentos administrativos de uma mesma diretoria impacta na atuação dos servidores. Os objetivos específicos pretendem identificar como se estabelecem os processos de comunicação entre líder e seus liderados; como se estabelece a comunicação interdepartamental e, analisar como a melhoria da comunicação interna pode auxiliar na melhora da performance dos servidores. Foram definidos três focos de análise: a comunicação entre líder e liderados; a comunicação interdepartamental; e a comunicação intradepartamental. Nesse sentido, a pesquisa foi realizada em duas fases: primeiramente houve a aplicação de questionário aos servidores que não atuavam em cargos de liderança e, posteriormente foram realizadas entrevistas com servidores atuantes em cargos de gestão. A partir da análise dos dados foi possível verificar que há uma pequena predominância na utilização da comunicação informal dos subordinados com seus chefes e na utilização de canais formais na comunicação interdepartamental. A pesquisa ainda identificou sugestões com vistas à melhoria dos processos de comunicação, sendo que estas permearam questões voltadas a melhor organização das reuniões, padronização de algumas formas de comunicação e feedbacks. Em suma, de maneira geral, a comunicação da instituição é considerada boa pelos participantes da pesquisa, porém vale ressaltar a importância de que a organização realize um planejamento estratégico de sua comunicação para atingir os objetivos e auxiliar na troca de informações e melhora do ambiente de trabalho.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Tonon, Leonardo-
dc.contributor.referee1Tonon, Leonardo-
dc.contributor.referee2Calderari, Egon Bianchini-
dc.contributor.referee3Lima, Luciana Vieira de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização MBA em Gestão Empresarialpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Gestão Empresarial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_MBAGE_XVIII_2018_ 14.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.