Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25910
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRizzi, Márcia Maria da Rosa Sanches da Silva-
dc.date.accessioned2021-09-02T20:36:05Z-
dc.date.available2021-09-02T20:36:05Z-
dc.date.issued2021-07-12-
dc.identifier.citationRIZZI, Marcia Maria da Rosa Sanches da Silva. O ensino de ciências na promoção da alfabetização científica no contexto da educação infantil: aproximações a partir da BNCC. 2021. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25910-
dc.descriptionAcompanha: O ensino de ciências na promoção da alfabetização científica no contexto da educação infantil: aproximações a partir da BNCCpt_BR
dc.description.abstractThe Common National Curriculum Base (BNCC) for Early Childhood Education articulates learning rights and objectives to the Fields of Experience. This conception requires from professionals a deep knowledge of the curriculum and intentional planning, to generate opportunities for children to expand their universe of experiences with the physical and social worlds. This research investigates how teachers of a Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) in Curitiba conceive fundamental themes about the implementation of the BNCC to elaborate their planning with pedagogical intentionality, after carrying out a training course aimed at scientific literacy. In the first face-to-face meeting, multiple discussions were held on BNCC, child image, the role of the Early Childhood Education teacher and scientific literacy. The discursive interactions resulting from the debate on each of the themes were recorded, transcribed and the keywords that evidenced the teachers’ conceptions were enumerated. In the remote meetings that followed, the themes of the Early Childhood Education curriculum and especially Scientific Literacy were addressed in greater depth. After the discussions, the teachers revisited their plans, with a critical eye, seeking to establish relationships with Scientific Literacy, as well as listing possibilities for re-planning, increasing such proposals in order to broaden children’s experiences. It was found that Science Teaching in the promotion of Scientific Literacy is directly linked to the continuing education of the Early Childhood Education teachers – and not specifically to children. The continuing education of teachers related to Science themes, enables them to plan with pedagogical intention, providing meaningful experiences for children in Early Childhood Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducation - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.titleO ensino de ciências na promoção da alfabetização científica no contexto da educação infantil: aproximações a partir da BNCCpt_BR
dc.title.alternativeScience teaching in the promotion of scientific literacy in the context of early childhood education: approaches from BNCCpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil articula os direitos e objetivos de aprendizagem aos campos de experiência. Essa concepção exige dos profissionais profundo conhecimento do currículo e planejamento com intencionalidade, para gerar oportunidades para as crianças ampliarem o universo de experiências com o mundo físico e social. A presente pesquisa investiga como as professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil de Curitiba concebem temas fundamentais acerca da implementação da BNCC para elaborar o planejamento com intencionalidade pedagógica, após a realização de um percurso formativo visando à alfabetização científica. No primeiro encontro presencial foram realizadas múltiplas discussões sobre BNCC, imagem de criança, papel do professor de Educação Infantil e alfabetização científica. As interações discursivas resultantes do debate de cada um dos temas foram gravadas, transcritas e as palavras-chaves que evidenciassem as concepções das professoras foram enumeradas. Nos encontros remotos que se seguiram os temas sobre o currículo da Educação Infantil e especialmente a Alfabetização Científica foram abordados em maior profundidade. Após as discussões, as professoras revisitaram seus planejamentos com olhar crítico, procurando estabelecer relações com a Alfabetização Científica, bem como elencaram possibilidades de replanejar incrementando tais propostas de forma a ampliar as experiências das crianças. Verificou-se, a partir da análise do material de pesquisa, que o Ensino de Ciências na promoção da Alfabetização Científica está diretamente ligado à formação continuada do professor de Educação Infantil – e não especificamente às crianças. A formação continuada dos professores relacionada as temáticas sobre ciências os capacitam para planejar com intencionalidade pedagógica, proporcionando experiências significativas para as crianças da Educação Infantil.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-3420-4664pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3501409991292268pt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra Junior, Arandi Ginane-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-5145-5131pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7811492311173264pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Mello, Paula Seixas-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9032-1104pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7469598134242918pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra Junior, Arandi Ginane-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-5145-5131pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7811492311173264pt_BR
dc.contributor.referee2Lorenzetti, Leonir-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0208-2965pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543012935264915pt_BR
dc.contributor.referee3Barbosa, Maria Carmen Silveira-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-3416-4914pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5017016632945997pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinocienciaseducacaoinfantil.pdf6,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ensinocienciaseducacaoinfantil_produto.pdf196,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons