Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25673
Título: O conhecimento de biologia celular e molecular nos livros didáticos de biologia do ensino médio: potencialidades para a alfabetização científica e tecnológico
Título(s) alternativo(s): Knowledge of cellular and molecular biology in high school biology teachbooks: potentialities for scientific and technological literacy
Autor(es): Santos, Fernanda Roberta Correa Cleto dos
Orientador(es): Lorenzetti, Leonir
Palavras-chave: Citologia
Biologia molecular
Livros didáticos
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Ciência - Estudo e ensino
Cytology
Molecular biology
Textbooks
Interdisciplinary approach to knowledge
Science - Study and teaching
Data do documento: 2-Jun-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, Fernanda Roberta Correa Cleto dos. O conhecimento de biologia celular e molecular nos livros didáticos de biologia do ensino médio: potencialidades para a alfabetização científica e tecnológico. 2021. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Neste trabalho buscamos analisar o conhecimento da Biologia Celular e Molecular disposto em dez livros didáticos do 1º ano do ensino Médio de Biologia do Programa Nacional do Livro Didático 2018, bem como as potencialidades para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica por meio de uma investigação documental e descritiva. A análise de dados ocorreu a partir da Análise Textual Discursiva, sendo definido duas unidades de análise a priori: I) o conhecimento sobre Biologia Celular e Molecular e II) os Indicadores de Alfabetização Científica. A unidade de análise o conhecimento sobre Biologia Celular e Molecular apresenta como categorias, a contextualização, a interdisciplinaridade, as estratégias didáticas, a Natureza da Ciência e da Tecnologia e o enfoque CTS. Já a unidade dos Indicadores de Alfabetização Científica traz como categorias: articular ideias, investigar, argumentar, ler em ciências, escrever em ciências, problematizar, criar e atuar. Os resultados sinalizam que os Indicadores de Alfabetização Científica são instrumentos avaliativos importantes e que o conhecimento de Biologia Celular e Molecular é relevante no cotidiano das pessoas. Além disso, notou-se que os livros didáticos apresentam a temática de modo simplificado e dos Indicadores de Alfabetização Científica os predominantes nos exemplares são ler em ciências, escrever em ciências e argumentar. Outro apontamento feito, por essa pesquisa, é a importância do papel do Professor como mediador do conhecimento. Acreditamos que o conhecimento que abrange a Biologia Celular e Molecular é pertinente para a sociedade e por esse motivo, sinalizamos que sua abordagem e seu ensino precisam ser mais criteriosos e contextualizados frente às mudanças no mundo. Decorrente das análises realizadas, apresentamos como produto educacional uma Sequência Didática sobre Biologia Celular e Molecular, para o Ensino Médio, baseado na metodologia dos 3 Momentos Pedagógicos em que se incorporou os indicadores de Alfabetização Científica.
Abstract: In this work we seek to analyze the knowledge of Cellular and Molecular Biology arranged in ten textbooks of the 1st year of High School of Biology of the National Textbook Program 2018, as well as the potentialities for the promotion of Scientific and Technological Literacy through a documentary investigation and descriptive. Data analysis occurred from the Discursive Textual Analysis, with two a priori units of analysis being defined: I) knowledge about Cellular and Molecular Biology and II) Scientific Literacy Indicators. The unit of analysis on knowledge about Cellular and Molecular Biology presents categories, contextualization, interdisciplinarity, didactic strategies, the Nature of Science and Technology and the CTS approach. The Scientific Literacy Indicators unit, on the other hand, has the following categories: articulating ideas, investigating, arguing, reading in science, writing in science, problematizing, creating and acting. The results indicate that the Scientific Literacy Indicators are important assessment tools and that the knowledge of Cellular and Molecular Biology is relevant in people’s daily lives. In addition, it was noted that the textbooks present the theme in a simplified way and of the Scientific Literacy Indicators the predominant ones in the copies are reading in science, writing in science and arguing. Another note made by this research is the importance of the Professor’s role as a mediator of knowledge. We believe that the knowledge that encompasses Cellular and Molecular Biology is relevant to society and for this reason, we signal that its approach and teaching needs to be more careful and contextualized in the face of changes in the world. As a result of the analyzes carried out, we present as an educational product a Didactic Sequence on Cellular and Molecular Biology, for High School, based on the methodology of the 3 Pedagogical Moments in which the Scientific Literacy indicators were incorporated.
Descrição: Acompanha: Sequência didática biologia celular e molecular
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25673
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
biologiacelularmolecularlivros.pdf21,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
biologiacelularmolecularlivros_produto.pdf3,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons