Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25313
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVolski, Laize Karine-
dc.date.accessioned2021-06-18T01:51:34Z-
dc.date.available2021-06-18T01:51:34Z-
dc.date.issued2020-12-07-
dc.identifier.citationVOLSKI, Laize Karine. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): contribuições no curso técnico subsequente em edificações. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25313-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Aprendizagem baseada em problemas (ABP): contribuições no curso técnico subsequente em edificaçõespt_BR
dc.description.abstractTechnological development has promoted constant transformations, especially in the area of education, which imposes increasingly higher performance expectations. In the face of disruptive education, new teaching-learning formats are required for the construction of knowledge in which the student is the protagonist of his learning. Thus, active methodologies represent an alternative capable of providing students with the development of their autonomy, making them capable of solving problems and conflicts at a professional level according to the demands of the 21st century. Therefore, the general objective of this work was to evaluate the application of the Problem-Based Learning (PBA) active methodology in the teaching of Construction Techniques for students of the Subsequent Technical Building course. To this end, the research was developed with 20 students from the Technical Building Course of a Public Vocational Education Center in a city in the interior of Paraná. Initially, the students were divided into 4 groups of 5 members where each group received a theme (problem situation) in wich they should identify and present solutions through the production of a pilot project, scale model or prototype. Afterwards, three questionnaires were applied to evaluate the methodology. Given the work done, it is evident that the use of active teaching methodologies and Problem-Based Learning (PBA) stimulate the curiosity of students, enabling the linkage of theoretical knowledge with the practice of future professional activity, demonstrating better preparation for entry into the labor market. In addition, it was observed a greater involvement of students in performing academic tasks, as well as the development of cooperation skills, teamwork, reflection and proactivity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectEducation - Study and teachingpt_BR
dc.subjectKnowledge and learningpt_BR
dc.subjectProfessional educationpt_BR
dc.titleAprendizagem baseada em problemas (ABP): contribuições no curso técnico subsequente em edificaçõespt_BR
dc.title.alternativeProblem-based learning (PBL): contributions in the subsequent technical course in buildingspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento tecnológico tem promovido constantes transformações principalmente na área de educação na qual impõe expectativas de desempenho cada vez mais elevadas. Diante da educação disruptiva são necessários novos formatos de ensino-aprendizagem para a construção do conhecimento em que o aluno é o protagonista da sua aprendizagem. Sendo assim, as metodologias ativas representam uma alternativa capaz de proporcionar ao aluno o desenvolvimento de sua autonomia, tornando-se capaz de resolver problemas e conflitos de nível profissional conforme as demandas do Século XXI. Por isso, o objetivo geral deste trabalho foi avaliar a aplicação da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino de Técnicas Construtivas para alunos do curso Técnico em Edificações Subsequente. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida com 20 alunos do Curso Técnico em Edificações de um Centro de Ensino Profissionalizante Pública de uma cidade do interior do Paraná. Inicialmente, os alunos foram divididos em 4 grupos de 5 integrantes onde cada grupo recebeu um tema (situaçãoproblema) na qual deveriam identificar e apresentar soluções através da produção de um projeto piloto, maquete ou protótipo. Após foram aplicados três questionários para avaliação da metodologia. Diante do trabalho executado, fica evidente que o uso de metodologias ativas de ensino e de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) estimulam a curiosidade dos alunos, possibilitando a vinculação dos conhecimentos teóricos com a prática da futura atuação profissional, demonstrando melhor preparo para o ingresso no mercado de trabalho. Além disso, observou-se um maior envolvimento dos alunos na realização de tarefas acadêmicas, bem como o desenvolvimento das habilidades de cooperações, trabalho em equipe, reflexão e proatividade.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-5208-7812pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0879510229999600pt_BR
dc.contributor.advisor1Resende, Luis Mauricio Martins de-
dc.contributor.advisor1IDhttp://orcid.org/0000-0003-4151-0843pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5368459603526305pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bacila, Maria Sílvia-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0953-7106pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5897077507024436pt_BR
dc.contributor.referee1Resende, Luis Mauricio Martins de-
dc.contributor.referee1IDhttp://orcid.org/0000-0003-4151-0843pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5368459603526305pt_BR
dc.contributor.referee2Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2857-4159pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394414374162107pt_BR
dc.contributor.referee3Mainginski, Fabio Edenei-
dc.contributor.referee3IDhttp://orcid.org/0000-0001-9597-2715pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9710968314629252pt_BR
dc.contributor.referee4Bacila, Maria Sílvia-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-0953-7106pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5897077507024436pt_BR
dc.contributor.referee5Donato, Sueli Pereira-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-2759-5900pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/0201518990353008pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aprendizagembaseadaemproblemas.pdf2,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
blogestrategiasensinotecnico_produto.pdf1,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons