Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25202
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Sabrina Aparecida Romano da-
dc.date.accessioned2021-06-11T22:57:20Z-
dc.date.available2021-06-11T22:57:20Z-
dc.date.issued2020-09-03-
dc.identifier.citationSILVA, Sabrina Aparecida Romano da. Redação do ENEM: histórico, caracterização e análise. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25202-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTextos - Gêneropt_BR
dc.subjectTextos - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTextos - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)pt_BR
dc.subjectEscritos de adolescentespt_BR
dc.subjectTexts - Genderpt_BR
dc.subjectTexts - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTexts - Evaluationpt_BR
dc.subjectTeenagers' writingspt_BR
dc.titleRedação do ENEM: histórico, caracterização e análisept_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de especialização tem como foco a redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O objetivo principal é analisar as características dessa redação e dos documentos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que embasam sua produção, a fim de encontrarmos certas regularidades na materialização desse gênero que possam nortear sua tessitura modelar. Antes, contudo, estabeleceremos as diferenciações entre tipo e gênero, a fim de determinarmos, com o endosso de alguns teóricos, a localização da redação do ENEM como um gênero textual. Este trabalho, em especial, acrescenta à discussão acerca do tema, algumas discussões acerca do processo histórico da consolidação do gênero redação do ENEM; a caracterização de aspectos estruturais, linguísticos e de recursos estéticos e argumentativos da redação, a partir de duas análises principais: a primeira é a análise das cinco competências de avaliação, detalhadas em material de leitura exclusivo de avaliadores; a segunda, a análise crítica das redações nota mil, tidas como modelares, publicadas e comentadas nas Cartilhas do participante.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski-
dc.contributor.referee1Gomes, Andréia de Fatima Rutiquewiski-
dc.contributor.referee2Rohling, Nívea´-
dc.contributor.referee3Prim, Cristina de Souza-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_48.pdf55,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.