Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25198
Título: A estética tecida por meio de elementos linguísticos e extralinguísticos no conto "O búfalo" de Clarice Lispector
Autor(es): Silva, Mariana Marcacci Ribeiro da
Orientador(es): Floripi, Simone Azevedo
Palavras-chave: Estética
Preconceitos - Linguagem
Análise Linguística
Lispector, Clarice, 1920-1977
Aesthetics
Prejudices - Language
Linguistic analysis (Linguistics)
Data do documento: 1-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Mariana Marcacci Ribeiro da. A estética tecida por meio de elementos linguísticos e extralinguísticos no conto "O búfalo" de Clarice Lispector. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Por meio de um olhar estético, a presente pesquisa buscou reconhecer alguns dos elementos linguísticos e extralinguísticos no conto “O Búfalo", de Clarice Lispector. Foram abordados, de forma tangencial, temas sobre ramos da filosofia que "tentam” definir a estética, e também, os fatores linguísticos e extralinguísticos de um texto. Dentre os autores que a pesquisa se baseou estão: Suassuna (2014) que fez um apanhado de filósofos que discorreram sobre a estética desde tempos remotos, Faraco (2011) que aponta sobre os aspectos do pensamento estético de Bakhtin, Zappone (2004) que retrata sobre a estética da recepção e Coelho (2010) que explica sobre sociolinguística variacionista. Não se teve o objetivo de aprofundar-se nas teorias citadas acima, pois se tratam de teorias bastante densas, no entanto, para a realização da análise fez-se necessário tais abordagem. A pesquisa também discutiu os obstáculos causados pelo preconceito linguístico de manipulação e de poder exercidos por meio da linguagem, que estão subentendidos ao valor de uma obra estética, os quais muitas vezes causam a exclusão de leitores. E traz como resultado a afirmação de que, por meio de um conhecimento amplo do texto (estético, linguístico e extralinguístico), o leitor passará a ter maiores condições de refletir e compreender o texto. A pesquisa é exploratória com base bibliográfica.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25198
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_44.pdf16,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.