Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25196
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBaía, Maria Ivete Lopes-
dc.date.accessioned2021-06-11T22:05:07Z-
dc.date.available2021-06-11T22:05:07Z-
dc.date.issued2020-09-05-
dc.identifier.citationBAIA, Maria Ivete Lopes. Trabalho com tipologia textual e gêneros textuais na sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25196-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTextos - Gêneropt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectTexts - Genderpt_BR
dc.subjectPortuguese language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeacher-student relationshipspt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.titleTrabalho com tipologia textual e gêneros textuais na sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa cujo tema é: Trabalho com tipologia e gêneros textuais na sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental, tem como objetivo diferenciar a tipologia textual dos gêneros textuais, conteúdo trabalhado na disciplina de língua portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental, que incentiva o desenvolvimento da leitura e da escrita em sala de aula, e procura responder à questão; se depois de mais de vinte anos de publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que recomendam que o ensino de língua portuguesa seja pensado através do trabalho com gêneros textuais, por que ainda vemos falta de clareza desta diferença em materiais produzidos atualmente? A pesquisa apresenta a abordagem teórica/qualitativa, realizada por meio de pesquisa bibliográfica e coleta de dados, e será dividida em duas partes. Na primeira parte define-se tipos textuais e gêneros textuais, tomando por base autores, documentos e textos sobre o assunto, sendo que gêneros textuais são constituídos culturalmente e se intensificam com o passar do tempo, enquanto tipos textuais se resumem a seis a nove tipos. Na segunda parte apresenta-se a coleta de dados com relatos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental que descrevem sobre o trabalho com textos na sala de aula, apresentando a análise da pesquisa. Conclui-se a pesquisa enfatizando sobre o trabalho do professor com o assunto, lembrando que para o aluno adquirir o conhecimento, o professor age como mediador da aprendizagem, que se inicia com a leitura e a escrita, tendo como estímulo a diversidade textual.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Franz, Marcelo-
dc.contributor.referee1Lima, Marcelo Fernando de-
dc.contributor.referee2Franz, Marcelo-
dc.contributor.referee3Prim, Cristina de Souza-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_42.pdf9,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.