Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25164
Título: Análise da concepção de alfabetização na Base Nacional Comum Curricular nos anos iniciais
Autor(es): Nunes, Iraci Vieira
Orientador(es): Rohling, Nívea
Palavras-chave: Alfabetização
Estudantes do ensino fundamental
Professores - Formação
Ensino - Metodologia
Base Nacional Comum Curricular
Literacy
School children
Teachers, Training of
Teaching - Methodology
Data do documento: 3-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: NUNES, Iraci Vieira. Análise da concepção de alfabetização na base nacional comum curricular nos anos iniciais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Este estudo apresenta uma análise da concepção de alfabetização na Base Nacional Comum Curricular nos anos iniciais, a relação entre alfabetização e letramento e algumas práticas e metodologias para alfabetização, além de uma visão crítica da autora. Discute os conceitos de alfabetização e a forma como é apresentada na BNCC, suas orientações e competências para o processo de Alfabetização nos Anos Iniciais. Apresenta a alfabetização em dois anos e o despertar da alfabetização na criança. Discute como o tema é apresentado na BNCC e o olhar crítico sobre sua forma de apresentação. Traz como resultado da pesquisa o fato de que o professor alfabetizador deve manter-se atualizado, e ter um olhar para além dos processos alfabetizadores presos a uma mesma lógica, que mantém um modelo econômico que se baseia na exploração das pessoas, em manter as desigualdades e, por consequência, na ausência de justiça social.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25164
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_22.pdf11,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.