Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25160
Título: A literatura nas aulas de língua portuguesa: um olhar sobre o Caderno da Cidade
Autor(es): Sousa, Gabriela Silva Viana
Orientador(es): Souza, Maurini de
Palavras-chave: Literatura - Estudo e ensino
Conhecimento e aprendizagem
Gêneros literários
Ensino - Meios auxiliares
Literature - Study and teaching
Knowledge and learning
Literary form
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 10-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Gabriela Silva Viana. A literatura nas aulas de língua portuguesa: um olhar sobre o Caderno da Cidade. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Esta pesquisa busca analisar a presença de Gêneros Literários nas aulas de Língua Portuguesa em que o material didático Caderno da Cidade, desenvolvido a partir do Currículo da Cidade de São Paulo, é o norteador do processo de ensino-aprendizagem. Para isso, em um primeiro momento, foram catalogados os exercícios de Literatura propostos para os quatro anos do Ensino Fundamental II. O segundo momento da pesquisa consiste em refletir sobre a frequência com que Gêneros Literários aparecem e o tipo de atividades propostas a partir deles. Para a reflexão aqui proposta, nos valemos de Pêcheux (2006) e Orlandi (2001), autores da Análise de Discurso francesa (AD), Buzen (2005 e 2009) sobre o uso de material didático e Jouve (2010) sobre o estudo da Literatura na formação cidadã.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25160
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_18.pdf9,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.