Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25147
Título: O meme como instrumento de leitura na construção de sentidos: uma proposta de sequência didática
Autor(es): Vilarin, Andrea Zanetti
Orientador(es): Rohling, Nívea
Palavras-chave: Leitura
Compreensão na leitura
Textos - Gênero
Didática
Memes
Reading
Reading comprehension
Texts - Gender
Didatics
Data do documento: 3-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: VILARIN, Andrea Zanetti. O meme como instrumento de leitura na construção de sentidos: uma proposta de sequência didática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020
Resumo: O presente trabalho aborda os desafios da escola no que diz respeito aos aspectos relacionados à leitura e a compreensão de sentidos nas aulas de Língua Portuguesa a partir da Habilidade (EF69LP05) da BNCC (base nacional comum curricular), que prevê o desenvolvimento da leitura e a compreensão dos efeitos de sentidos em relação à leitura de textos multissemióticos. A pesquisa teve como base os estudos de Koch (2006), Koch e Elias (2008) e Marchuschi (2009) no que tange às concepções de leitura e seu processo de compreensão. Para compreender os aspectos sociocognitivos implicados na leitura, tomou-se como base os escritos de Kleiman (2004), Kleiman (2008) e Smith (2003). Já as práticas de leitura no espaço escolar foram abordadas a partir de autores como Geraldi (1997), Bunzen e Mendonça (2009) e Rodrigues e Cerutti-Rizzatti (2011). Para compreender os memes, Cani (2009), Castro (2017) e Dawnkins (2001) apontam sua origem e características. Cerqueira (2015), Horta (2009) e Macêdo (2018) abordam a importância da internet e das redes sociais na construção deste gênero virtual e por último tratando da proliferação dos memes, utilizamos os estudos de Calixto (2017), Blackmore (2008) e Recuero (2007). A partir desses estudos sobre leitura e considerando que a internet e as redes sociais fazem parte cada vez mais no cotidiano das pessoas, possibilitando o contato com diversos textos multissemióticos em circulação social, este estudo propõe uma Sequência Didática (SD) na área de Língua Portuguesa, baseado na habilidade sobre leitura proposta pela BNCC. A SD foi elaborada para uma turma de 6o ano do ensino fundamental (anos finais), partindo do gênero discursivo memes, a fim de trabalhar a construção de sentidos nos textos multissemióticos, em especial com os "memes”.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25147
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_05.pdf25,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.