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Título: Literatura de autoria feminina como ferramenta de reivindicação social da mulher
Autor(es): Grossel, Amanda Karine
Orientador(es): Souza, Maurini de
Palavras-chave: Literatura - Estudo e ensino
Feminismo e literatura
Educação
Woolf, Virginia, 1882-1941
Literature - Study and teaching
Feminism and literature
Education
Data do documento: 10-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GROSSEL, Amanda Karine. Literatura de autoria feminina como ferramenta de reivindicação social da mulher. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma abordagem teórica acerca da literatura de autoria feminina aliada à condição social da mulher através dos tempos e propõe, como possibilidade de aplicação, de que forma essa temática pode ser introduzida na educação, especificamente nas aulas de Língua Portuguesa. Apresenta uma reflexão sobre os papéis ocupados historicamente pelas mulheres através da análise de obras de pensadoras da área, especialmente de Virginia Woolf, bem como de obras literárias e suas escritoras provenientes de diferentes lugares e períodos, provando que a questão das injustiças sociais sofridas pela mulher foi e é, ainda hoje, um problema mundial. A pesquisa discute a forma como o sexismo e outras formas de preconceito são fatores determinantes da condição social dos gêneros, da violência e da falta de oportunidades, e que, para combater tais injustiças, é imprescindível o trabalho e esforço conjunto de gêneros, raças e classes na tarefa de lutar contra as imposições patriarcais e reivindicar direitos e respeito. Por fim, conclui-se que os preconceitos enraizados e estruturados socialmente precisam ser desnaturalizados ainda na infância e adolescência, através de abordagens feministas escolares - em especial, aqui apresentada, a literária - que proporcionem a visão de respeito entre os gêneros, de modo a minorar e abolir atitudes que evocam a violência ou a opressão, e criando, dessa forma, alunos livres, conscientes de sua cidadania e de seu papel decisivo na construção de uma sociedade justa e pautada pela ética.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25083
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