Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25081
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCruz, Karyne Baptista de Souza-
dc.date.accessioned2021-06-01T19:36:10Z-
dc.date.available2021-06-01T19:36:10Z-
dc.date.issued2020-10-23-
dc.identifier.citationCRUZ, Karyne Baptista de Souza. Metodologias ativas aliadas ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação: elaboração, implementação e avaliação de um curso de formação continuada para o ensino de ciências. 2020. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25081-
dc.descriptionAcompanha: Curso de formação para professores do ensino de ciências: compartilhando inovações com TDIC para sala de aulapt_BR
dc.description.abstractContinuing education of teachers is an alternative for improving teaching, especially in a perspective that may include the use of digital technologies and new teaching methodologies. Thus, the search for innovation in the classroom and the use of digital technology in Science Teaching is not a new subject and several research have been carried out for these purposes, and, in theory, a lot has been said, but there is a lot to be done to be really put into practice. What are the potentialities and the challenges of a continuing education course, for Science Education teachers, with the proposition of Active Methodologies and Digital Technologies of Information and Communication (DTIC)? Therefore, this research aimed to analyze a continuing education course for teachers of basic education, where innovative strategies for Science Teaching were worked. The course developed for the research was of the type of extension course with a 50-hour workload in the semi-presential modality, with five physical meetings, held at the premises of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) – city of Curitiba, and six at a distance using the remote meetings using the Virtual Learning Environment (VLE), on UTFPR Moodle platform. The research was carried out with a qualitative approach and the data were constructed based in questionnaires, activities posted on the Moodle platform, the researcher’s diary, the recordings (audio). For data analysis, the content analysis methodology was used (BARDIN, 2011). The school reality reported by the teachers participating in the course involves several challenges: the large number of students in the classroom, duration of classes, preparation time for classes, school structure (precariousness or lack of didactic environments and resources). The data analysis allowed us to understand that, the course developed, contributed to encourage teachers to take the first steps towards developing innovative classes. The continuing education course developed was revised, restructured, and presented as an Educational Product in the form of e-book. In this product, paths and theoretical frameworks that contribute to teacher education through innovative pedagogical strategies, with a focus on Active Methodologies that can potentiated DTIC for Science Teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCurrículos - Mudançapt_BR
dc.subjectPedagogia - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectComunicação e tecnologiapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectCurriculum changept_BR
dc.subjectPedagogy - Technological innovationspt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectCommunication and technologypt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.titleMetodologias ativas aliadas ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação: elaboração, implementação e avaliação de um curso de formação continuada para o ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeActive methodologies allyed with the use of digital information and communication technologies (dtic): elaboration, implementation and evaluation of a continuing education course for science teachingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA formação continuada de professores é uma alternativa para a melhoria do ensino, especialmente em uma perspectiva que possa incluir o uso de tecnologias digitais e novas metodologias de ensino. Assim, a busca pela inovação em sala de aula e o uso de tecnologia digital no Ensino de Ciências não é um assunto novo e diversas pesquisas veem sendo realizadas com estes fins, sendo que, na teoria muito tem se avançado, mas há muito que se fazer para ser realmente colocado em prática. Este trabalho apesenta a questão de pesquisa: Quais são as potencialidades e os desafios de um curso de formação continuada, para professores do Ensino de Ciências, com a proposição de Metodologias Ativas (MA) e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)? O objetivo da pesquisa foi analisar um curso de formação continuada para professores do ensino básico, onde foram trabalhadas estratégias pedagógicas inovadoras para o Ensino de Ciências. O curso desenvolvido para a pesquisa foi do tipo curso de extensão com carga horária de 50 horas na modalidade semipresencial, sendo cinco encontros presenciais, realizados nas dependências da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Curitiba e seis à distância utilizando Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), na plataforma Moodle da UTFPR. A pesquisa foi realizada com abordagem qualitativa e os dados foram construídos com base em questionários, atividades postadas na plataforma Moodle, diário de bordo da pesquisadora e gravações (áudio). Para a análise dos dados foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo (BARDIN, 2011). A realidade escolar relatada pelos professores participantes do curso envolve diversos desafios: grande número de alunos em sala, duração das aulas, tempo de preparação das aulas, estrutura da escola (precariedade ou ausência de ambientes e recursos educacionais). A análise dos dados permitiu entender que, o curso desenvolvido, contribuiu para incentivar os professores a darem os primeiros passos no sentido de desenvolverem aulas inovadoras. O curso de formação continuada desenvolvido foi revisto, reestruturado e apresentado como Produto Educacional na forma de um caderno eletrônico. Neste produto, foram apresentados caminhos e referenciais teóricos visando contribuir para a formação docente por meio de estratégias pedagógicas inovadoras, como foco nas Metodologias Ativas podendo ser potencializada pelas TDIC para o Ensino de Ciências.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0759-1486pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1138318314017720pt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Josmaria Lopes de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2123-4725pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8625487251371421pt_BR
dc.contributor.referee1Leite, Alvaro Emilio-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8817-6630pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4151784868437918pt_BR
dc.contributor.referee2Morais, Josmaria Lopes de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2123-4725pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8625487251371421pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Patricia Barbosa-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-2984-2872pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5789808853481046pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
metodologiasativasensinociencias_produto.pdf6,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
metodologiasativasensinociencias.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons