Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2498
Título: Modelagem matemática no curso técnico de informática integrado ao ensino médio: um trabalho interdisciplinar
Título(s) alternativo(s): Mathematical modeling in the technical course of informatics integrated to high school: an interdisciplinary work
Autor(es): Setti, Elenice Josefa Kolancko
Orientador(es): Vertuan, Rodolfo Eduardo
Palavras-chave: Modelos matemáticos
Matemática - Estudo e ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Mathematical models
Mathematics - Study and teaching
Interdisciplinary approach to knowledge
Data do documento: 3-Ago-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SETTI, Elenice Josefa Kolancko. Modelagem matemática no curso técnico de informática integrado ao ensino médio: um trabalho interdisciplinar. 2017. 194 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.
Resumo: Nesta pesquisa, apresentamos um estudo sobre o trabalho interdisciplinar no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática em um primeiro ano do curso técnico de Informática integrado ao Ensino Médio. Tendo como objetivo investigar a existência de contribuições de um trabalho interdisciplinar em Modelagem Matemática no que diz respeito à ressignificação de conceitos matemáticos e à aprendizagem de novos conceitos, buscamos analisar as ações dos alunos ao lidarem com os conceitos que emergiram no desenvolvimento das atividades e inferir acerca das influências das intervenções dos professores ao mediar essas ações no decorrer do trabalho interdisciplinar. Para isso, foram desenvolvidas três atividades de Modelagem Matemática planejadas juntamente com outros professores da turma, principalmente o professor da área específica do curso, de Informática. Os momentos de aula de Matemática foram gravados em vídeo, assim como os áudios das conversas dos grupos de alunos. Posteriormente estas gravações foram transcritas e selecionamos episódios de análise. Em cada episódio buscou-se apresentar reflexões para as questões auxiliares de investigação advindas do objetivo de pesquisa. Inferimos, dentre outras coisas, que o desenvolvimento de atividades de Modelagem matemática contribuiu para a ressignificação de conceitos matemáticos e para a aprendizagem de novos conceitos, visto que à medida que os alunos desenvolviam as atividades, conceitos estudados em anos anteriores e conceitos novos emergiram, de modo que eles puderam construir relações entre eles e relacioná-los com um contexto extra matemático. Como produto educacional, fruto desta pesquisa, construímos um material que pode servir de apoio ao professor da Educação Básica que decidir trabalhar com Modelagem Matemática. Este material está disponibilizado na forma de um Site/Blog de Modelagem Matemática, que pode ser acessado pelo endereço https://modelagemmatematica.wordpress.com.
Abstract: In this research, we present a study on an interdisciplinary approach in activities of Mathematical Modeling in a first year of the Informatics technical course integrated to High School. The objective is to investigate the existence of contributions of an interdisciplinary approach in Mathematical Modeling about the re-signification of mathematical concepts and the learning of new concepts, efforts have been made to analyze the students' actions in dealing with the contents that emerged in the development of the activities and to infer about the influences of teachers' interventions in mediating these actions during interdisciplinary work. For that purpose, three activities of Mathematical Modeling were developed together with other teachers of the class, mainly the teacher of the specific area of the course, of Computer science. The Mathematics’ classes moments were recorded in video, as well as the audios of the conversations of the students’ groups. Subsequently these recordings were transcribed and episodes of analysis were selected. In each episode, we tried to present reflections on the auxiliary questions of investigation coming from the research objective. We infer, among other things, that the development of Mathematical Modeling activities contributed to the re-signification of mathematical concepts and to learning new concepts, since as the students developed the activities, concepts studied in previous years and new concepts emerged, so they could build relationships between them and relate them to an extra math context. As an educational product, the result of this research, we have built a material that can support the Basic Education teacher who decides to work with Mathematical Modeling. This material is available in the form of a Mathematical Modeling Website / Blog, which can be accessed at https://modelagemmatematica.wordpress.com.
Descrição: Acompanha: Modelagem matemática no curso técnico de informática integrado ao ensino médio: um trabalho interdisciplinar
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2498
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGMAT_M_Setti, Elenice Josefa Kolancko_2017.pdf10,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGMAT_M_Setti, Elenice Josefa Kolancko_2017_1.pdf4,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons