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Título: Sistema de navegação inercial com controle em tempo-real para um robô autônomo trekking
Título(s) alternativo(s): Inertial navigation system with real-time control for trekking autonomous robot
Autor(es): Puhl, Lucas Fernando
Orientador(es): Torrico, César Rafael Claure
Palavras-chave: Navegação autônoma
Sistemas de controle
Robô Trekking
Sistema de navegação inercial
Autonomous navigation
Control systems
Trekking robot
Inertial navigation system
Data do documento: 12-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: PUHL, Lucas Fernando. Sistema de navegação inercial com controle em tempo-real para um robô autônomo trekking. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2019.
Resumo: A robótica móvel é uma área de pesquisa que abrange o controle de veículos autônomos ou semiautônomos. Dentre os veículos autônomos existe uma categoria para competição de robótica denominada Trekking, e neste sentido, objetivo deste trabalho é o desenvolvimento e implementação de um sistema de controle de navegação confiável e preciso, baseado no uso de uma Unidade de Medição Inercial e um sensor encoder rotativo para obtenção de dados e aplicação em um veículo terrestre autônomo robô Trekking. O veículo tem por objetivo completar um circuito, passando por marcos predefinidos durante seu trajeto. Esse percurso foi feito em um gramado com terreno irregular. Para isto, se faz uso de diversos sensores para localizar o veículo em meio ao campo, para obter informações como a direção, sentido, aceleração, velocidade e deslocamento a partir do sensor inercial e sensor Encoder rotativo. Um sensor de cores foi utilizado para a identificação dos marcos. Foram obtidas características geométricas e foi implementado um sistema de controle para seguimento de trajetória, baseadas nas medidas do sensor inercial e encoder. A obtenção do modelo para o sistema de controle foi feito sobre um veículo robô que é do tipo de um carro convencional, o qual as rodas traseiras são fixas e as rodas dianteiras governam a direção (Modelo de Ackermann). A proposta deste trabalho foi utilizar os sinais de sensores para mapeamento de trajetórias para um veículo autônomo controlado automaticamente sem um condutor humano, suas decisões são tomadas em um sistema embarcado com sensores e atuadores. A precisão e confiabilidade na obtenção dos dados para navegação em tais sistemas foram essenciais. Testes e simulações que validam o funcionamento do sistema de controle e modelo projetado são demonstrados. Como resultado têm-se um veículo autônomo capaz de percorrer um trajeto predefinido e alcançar os marcos objetivos com eficiência.
Abstract: Mobile robotics is a research area that covers the control of autonomous or semi-autonomous vehicles. Among the autonomous vehicles there is a category for robotics competition called Trekking, and in this sense, the objective of this work is the development and implementation of a reliable and accurate navigation control system, based on the use of a Inertial Measurement Unit and a rotating encoder sensor for obtaining data and application in a terrestrial autonomous robot Trekking vehicle. The vehicle aims to complete a circuit, passing through predefined milestones during its journey. This route was made on a lawn with irregular terrain. For this, several sensors are used to locate the vehicle in the middle of the field, to obtain information such as direction, acceleration, speed and displacement from the inertial sensor and rotating encoder. A color sensor was used to identify the milestones. Geometric characteristics were obtained and a control system was implemented for trajectory tracking, based on the measurements of the inertial sensor and encoder. Obtaining the model for the control system was made over a robot vehicle that is the type of a conventional car, which the rear wheels are fixed and the front wheels govern the steering (Ackermann model). The proposal of this work was to use sensor signals for mapping trajectories for an autonomous vehicle controlled automatically without a human conductor, its decisions are made in a system boarded with sensors and actuators. The accuracy and reliability in obtaining data for navigation in such systems were essential. Tests and simulations that validate the operation of the control system and designed model are demonstrated. As a result, there is a standalone vehicle capable of traveling a predefined path and achieving objective milestones efficiently.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24644
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