Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24634
Título: Unidade de Conservação Ambiental Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas: uma transposição de saberes para o ensino de biologia
Título(s) alternativo(s): Unit of Environmental Conservation Refuge of Wild Life from Campos de Palmas: a transposition of knowledge for the teaching of biology
Autor(es): Przyvara, Ana Paula Magagnin
Orientador(es): Miquelin, Awdry Feisser
Palavras-chave: Educação ambiental
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Professores - Formação
Ciência - Estudo e ensino
Environmental education
Interdisciplinary approach to knowledge
Teachers, Training of
Science - Study and teaching
Data do documento: 17-Nov-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: PRZYVARA, Ana Paula Magagnin. Unidade de Conservação Ambiental Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas: uma transposição de saberes para o ensino de biologia. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
Resumo: Esta dissertação é uma pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva e aplicada. Seu o objetivo foi desenvolver um material didático pedagógico a partir do Plano de Manejo da Unidade de Conservação (UC) do Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas (RVSCP) - Paraná. Investigamos as potencialidades para orientação a visitas na UC, bem como apoio escolar para o ensino de Ciências. Dez estudantes, futuros professores de ciências, da disciplina de Fundamentos de Ecologia do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Ponta Grossa - Paraná, participaram desta pesquisa como e representaram nosso espaço amostral (n =10). Nós fizemos a transposição do saber sábio do RVSCP aos estudantes através do seu plano de manejo e de uma visita técnica ao RVSCP. A coleta de dados foi feita por questionários, registros fotográficos e material produzido pelos estudantes. Os principais resultados mostraram que os estudantes ampliaram seu conhecimento científico, o que representa o reestabelecimento da ligação entre ensino de Ciências e unidades de conservação. O desenvolvimento destes conhecimentos promoveu uma consciência ambiental voltada para a proteção das unidades de conservação nos estudantes. Os resultados também mostraram que é possível uma Transposição Didática dos saberes envolvidos na biodiversidade citadas no plano de manejo do Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas. Nós evidenciamos uma abordagem eficiente para o ensino-aprendizagem em Ciências, tratando, principalmente, da educação ambiental. Isto pode levar o professor a estabelecer ligações entre os fenômenos ecológicos e as situações a serem estudadas no espaço não formal. Estes resultados foram usados para elaborar um livro didático para os estudantes do ensino Fundamental.
Abstract: This dissertation is a qualitative, exploratory, descriptive and applied research. Its objective was to develop pedagogical teaching material from the Management Plan of the Conservation Unit (UC) of the Refuge of Wild Life of Campos de Palmas (RWLCP) - Paraná. We investigated the potential for guiding visits to the UC, as well as school support for science teaching. Ten students, future science teachers, from the discipline of Fundamentals of Ecology of the Interdisciplinary Course in Natural Sciences at the Federal Technological University of Paraná, Ponta Grossa - Paraná campus, participated in this research as and represented our sample space (n = 10). We transposed the wise knowledge of RWLCP to students through their management plan and a technical visit to RWLCP. Data collection was carried out using questionnaires, photographic records and material produced by the students. The main results showed that students expanded their scientific knowledge, which represents the reestablishment of the connection between science teaching and conservation units. The development of this knowledge promoted an environmental awareness aimed at protecting students' conservation units. The results also showed that a Didactic Transposition of the knowledge involved in the biodiversity mentioned in the management plan of the Refuge of Wild Life of Campos de Palmas is possible. We show an efficient approach to teaching and learning in Science, dealing mainly with environmental education. This can lead the teacher to establish links between ecological phenomena and the situations to be studied in the non-formal space. These results were used to develop a textbook for elementary school students.
Descrição: Acompanha produção técnica: Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas: história e biologia
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24634
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
unidadeconservacaorefugiovidasilvestre.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
refugiovidasilvestrecampospalmas_produto.pdf214,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons