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dc.creatorReginatto, Bianca Dornelles-
dc.date.accessioned2021-03-31T18:44:14Z-
dc.date.available2021-03-31T18:44:14Z-
dc.date.issued2020-12-10-
dc.identifier.citationREGINATTO, Bianca Dornelles. Currículo inclusivo de ciências anos finais do ensino fundamental: uma proposta para a formação docente. 2020. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24586-
dc.descriptionAcompanha: Formação docente: arquitetura do currículo inclusivo de ciências anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.description.abstractThis master thesis aims at discussing about the inclusive curriculum organization for teaching science of the last years of elementary school, in order to make it more inclusive. The research proposes a teachers’ training course considering the inclusive curriculum for science teaching at the last years of elementary school, whose result is the educational product. The research was guided based on Salamanca Statement, in order to observe not only students with disabilities or at risk, but all students from a sócio-historical perspective, as well as the relation among language, cognition, interaction and affection. In order to reach this objective, a university extension action was carried out by a course, with 25 teachers who worked with the last years of Elementary School, in Sciences disciplines of the Public State Educational Network in Curitiba and the Metropolitan Region. As it is an extension action, it also included academics from UTFPR, who studied in the Nature Sciences courses. The course was organized in four biweekly attendance meetings of 4 hours each, counting 16 hours, plus 24 hours of on-line activities, totaling 40 hours of duration, in seven stages. Thus, in order to record the studied data, the following resources were used: questionnaire, field diary, conversation groups with audio recording and production of a lesson plan. The qualitative research applied a Content Analysis to evaluate the materials that became the corpus of which the analytical categories were constituted. The results show that the science curriculum should be the same for all students, that the exclusionary inclusion and the humanist/assist view have been present in educational institutions according to the participants of the extension action and the need for ongoing processes of teachers’ training courses regarding the inclusive perspective, according to a strong insecurity reported by teachers, with regard to curriculum development with the planning of classes and evaluations. The educational product associated to this master thesis is an educational guide for the teachers’ ongoing background concerning the inclusive curriculum for science teaching in the last years of Elementary school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectSchool childrenpt_BR
dc.subjectEducation - Curriculapt_BR
dc.titleCurrículo inclusivo de ciências anos finais do ensino fundamental: uma proposta para a formação docentept_BR
dc.title.alternativeInclusive science curriculum of the final years during elementary school: a proposal for teachers’ educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação teve como tema central a discussão sobre a organização do currículo inclusivo para o ensino de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, de forma a torná-lo mais inclusivo. A pesquisa teve como objetivo propor um curso de formação docente considerando o currículo inclusivo para o ensino de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, cujo resultado é um produto educacional. A investigação foi norteada pela Declaração de Salamanca, observando não somente os estudantes com deficiência ou sob risco, mas todos os estudantes, em uma perspectiva sócio-histórica e a relação entre linguagem, cognição, interação e afeto. Para se chegar a tal objetivo, realizou-se uma ação de extensão universitária, no formato de um curso, com a participação de 25 professores que atuavam nos anos finais do Ensino Fundamental nas disciplinas de Ciências da Rede Pública Estadual de Ensino de Curitiba e Região Metropolitana. Por ser uma ação de extensão, também foram incluídos os licenciandos da UTFPR dos cursos da área de Ciências da Natureza. O curso foi organizado em quatro encontros presenciais com periodicidade quinzenal, de quatro horas cada um, contabilizando 16 horas, e 24 horas de atividades não presenciais, totalizando 40 horas de duração, em sete etapas. Para a geração dos dados, foram utilizados os seguintes recursos: questionário, diário de campo, rodas de conversa com gravação em áudio e produção de um plano de aula. A pesquisa de natureza qualitativa utilizou a Análise de Conteúdo para apreciação dos materiais que se tornaram o corpus do qual se constituíram as categorias analíticas. Os resultados mostraram que o currículo de Ciências deve ser o mesmo para todos os estudantes, que a inclusão excludente e a visão humanista/assistencialista permanecem presentes nas instituições de ensino e que há necessidade de processos permanentes de formação de professores na perspectiva inclusiva, tendo em vista a insegurança relatada pelos professores no que se refere ao desenvolvimento do currículo com o planejamento das aulas e das avaliações. O produto educacional vinculado à esta dissertação se constituiu em um guia educacional norteador para a formação continuada de professores sobre o currículo inclusivo para o ensino de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-7376-8529pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5077504778896294pt_BR
dc.contributor.advisor1Lambach, Marcelo-
dc.contributor.advisor1IDhttp://orcid.org/0000-0001-7168-5498pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1982143039494456pt_BR
dc.contributor.referee1Lambach, Marcelo-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7168-5498pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1982143039494456pt_BR
dc.contributor.referee2Filietaz, Marta Rejane Proença-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6718-5677pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0722420835937534pt_BR
dc.contributor.referee3Ross, Paulo Ricardo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4114-8963pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7691349501698381pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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