Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24579
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorWeber, Talita Canassa-
dc.date.accessioned2021-03-31T17:06:39Z-
dc.date.available2021-03-31T17:06:39Z-
dc.date.issued2020-12-02-
dc.identifier.citationWEBER, Talita Canassa. Articulação da avaliação somativa com avaliação formativa em aulas de matemática. 2020. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24579-
dc.descriptionAcompanha: Contexto híbrido avaliativo.pt_BR
dc.description.abstractThis research discusses a possible articulation of formative assessment with summative assessment. The discussion was developed through the presentation of theoretical aspects about formative assessment and summative assessment for a conceptual clarification. Based on this clarification, three practical experiences were developed: Two­Phase Test, applied to a second­year high school class from a private school in Londrina­PR; Group Test, also applied in the second year of high school class at an indigenous school in Ortigueira­PR, and the Take­Home Test, applied in the third year of high school class at a state school in Londrina­PR. The results, qualitative from an interpretive analysis, show that an articulation of summative assessment with formative assessment can be a way for school assessment to subsidize the learning processes, it can bring more training actions to the classroom floor and signify the sum in a manner pertinent to learning. Through the experiments analyzed in the light of the theoretical aspects presented and guided by elements of an evaluation process: Feedback, Analysis of Written Production, Device and Regulation, the formative and summative evaluation were articulated in a common purpose: learning. Some actions were considered important to favor and strengthen this process so that more training actions are present in the classroom: research and negotiation, combined with the practice of feedback, and Analysis of written production. The Educational Product resulting from the research is a theoretical text that contains a proposal for an evaluative context based on a possible articulation of summative and formative assessment, so that school assessment is increasingly at the service of learning and favoring more democratic and less unfair school systems .pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAvaliação de Potencial de Aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLearning Potential Assessment Devicept_BR
dc.subjectEducation - Evaluationpt_BR
dc.titleArticulação da avaliação somativa com avaliação formativa em aulas de matemáticapt_BR
dc.title.alternativeArticulation of summary assessment with formative assessment in mathematics classespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa discute uma possível articulação da avaliação formativa com avaliação somativa. A discussão foi desenvolvida por meio da apresentação de aspectos teóricos acerca da avaliação formativa e da avaliação somativa para uma clarificação conceitual. Com base nessa clarificação, desenvolveram-se três experiências práticas: Prova em Duas Fases, aplicada em turma do segundo ano do Ensino Médio de escola particular de Londrina­PR; Prova em Grupo, aplicada também em turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola indígena de Ortigueira­PR, e Prova de Levar para Casa, aplicada em turma de terceiro ano do Ensino Médio de escola estadual de Londrina­PR. Os resultados, qualitativos a partir de uma análise interpretativa, evidenciam que uma articulação da avaliação somativa com a avaliação formativa pode ser um caminho para a avaliação escolar subsidiar os processos de aprendizagem, pode trazer à tona mais ações formativas para o chão da sala de aula e significar o somativo de modo pertinente à aprendizagem. Por meio dos experimentos analisados à luz dos aspectos teóricos apresentados e norteados por elementos de um processo de avaliação: Feedback, Análise da Produção Escrita, Dispositivo e Regulação, a avaliação formativa e a somativa articularam­se em um propósito comum: a aprendizagem. Algumas ações foram consideradas importantes para favorecer e fortalecer esse processo de modo que mais ações formativas estejam presentes em sala de aula: investigação e negociação, aliadas à prática de feedback, e Análise da produção escrita. O Produto Educacional oriundo da pesquisa é um texto teórico que contém uma proposta de contexto avaliativo baseada em uma possível articulação da avaliação somativa e formativa, para que a avaliação escolar seja cada vez mais ao serviço das aprendizagens e favorecendo sistemas escolares mais democráticos e menos injustos.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2189-1167pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9724597915580674pt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares, Marcele-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6844-6525pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3399032085207656pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares, Marcele-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6844-6525pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3399032085207656pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Pamela Emanueli Alves-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9420-8536pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1845347041325856pt_BR
dc.contributor.referee3Buriasco, Regina Luzia Corio de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-5845-1619pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3250673949753067pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
articulacaoavaliacaosomativaformativa.pdf1,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
articulacaoavaliacaosomativaformativa_produto.pdf616,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons