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Título: Gênero textual digital Fanfiction em sala de aula
Título(s) alternativo(s): Textual genre digital Fanfiction in the classroom
Autor(es): Ferreira, Teônia de Abreu
Orientador(es): Godoi, Walmor Cardoso
Palavras-chave: Fan fiction
Professores - Formação
Tecnologia educacional
Gêneros literários
Educação básica
Teachers, Training of
Educational technology
Literary form
Basic education
Data do documento: 17-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FERREIRA, Teônia de Abreu. Gênero textual digital Fanfiction em sala de aula. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: O propósito deste trabalho, deu-se ao se diagnosticar que mais de 50% dos estudantes de um 7º. ano/língua portuguesa/3º bimestre, não desempenhavam as habilidades de leitura e escrita de forma satisfatória. O objetivo geral desta monografia foi utilizar o gênero digital/fanfiction como ferramenta para desenvolver e/ou aperfeiçoar as habilidades leitora e escritora, e consequentemente o interesse, o hábito e o prazer pela leitura. Para efetuá-lo elaborou-se uma sequência didática, cujo objeto de conhecimento foi o gênero fanfiction. Este termo, é abordado nesta monografia como prática social e transformadora da trajetória de vida. O gênero narrativo foi selecionado em função da atração que exerce sobre os adolescentes, principalmente por possibilitar uma configuração narrativa (personagens, indumentárias, heróis, vilões, enredo, clímax, narrador, tempo e espaço), onde os faniqueiros podem expressar sua imaginação e criação, bem como compartilharem sua produção e fazer amigos, nesse ambiente virtual, este, hospedados em plataformas fanfic. Quanto a metodologia, empregou-se o aporte teórico de Rojo (2012), Soares (2002, 2006), Kleiman (1995, 2005), Vargas (2005), Santaella (2007, 2015), Moran (2018), Marcuschi (2010), Xavier (2009, 2010), entre outros pesquisadores não menos importantes. Utilizou-se também, duas plataformas digitais: https://www.spiritfanfiction.com/ e http://plataforma.prolivro.org.br/. O critério de seleção pautou-se no tipo de informações e dados disponibilizados nas plataformas. Foram escolhidas por apresentarem configurações claras e didáticas, para a produção, consumo e compartilhamento dos fanfics, e promover pesquisas e ações de fomento à leitura. Ao final da sequência didática proposta, registrou-se que 73% da população de estudantes, havia melhorada a produção de leitura e escrita, utilizando os recursos do ambiente digital.
Abstract: The purpose of this work was given when it was diagnosed that more than 50% of students in a 7th year / Portuguese language / 3rd bimester, did not perform their reading and writing competence satisfactorily. The general objective of this monograph was to use the digital / fanfiction genre as a tool to develop and / or improve reading and writing competence, and consequently the interest, habit and enjoyment in reading. To do this, a didactic sequence was elaborated, whose object of knowledge was the genre fanfiction. This term is approached in this monograph as a social practice that transforms life’s trajectory. The narrative genre was selected due to the attraction it exerts on adolescents, mainly because it allows for a narrative configuration (characters, costumes, heroes, villains, plot, climax, narrator, time and space), where fanatics can express their imagination and creation , as well as sharing their production and making friends, in this virtual environment, this one, hosted on fanfic platforms. As for the methodology, the theoretical contribution of Rojo (2012), Soares (2002, 2006), Kleiman (1995, 2005), Vargas (2005), Santaella (2007, 2015), Moran (2018), Marcuschi (2010) was used ), Xavier (2009, 2010), among other no less important researchers. Two digital platforms were also used: https://www.spiritfanfiction.com/ and http://plataforma.prolivro.org.br/. The selection criteria were based on the type of information and data made available on the platforms. They were chosen because they present clear and didactic configurations for the production, consumption and sharing of fanfics, and promote research and actions to encourage reading. At the end of the proposed didactic sequence, it was registered that 73% of the student population, had improved the production of reading and writing, using the resources of the digital environment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24297
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