Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24168
Título: O impacto do recálculo do impairment no valor de mercado das empresas brasileiras listadas na bolsa de valores
Autor(es): Silva, Maria Eugenia Paz da
Orientador(es): Rasoto, Armando
Palavras-chave: Balanço (Contabilidade)
Bolsa de valores
Análise econômico-financeira
Auditoria
Financial statements
Stock exchanges
Ratio analysis
Auditing
Data do documento: 21-Out-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Maria Eugenia Paz da. O impacto do recálculo do impairment no valor de mercado das empresas brasileiras listadas na bolsa de valores. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Financeira) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Esta pesquisa busca analisar o impacto do impairment em empresas brasileiras listadas na Bolsa de Valores e para isso, foi realizado um estudo nas demonstrações financeiras destas empresas. Em conjunto, foi possível analisar as exigências impostas pelo CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos e o posicionamento das empresas de Auditoria Contábil em relação à observância da norma. O Impairment surgiu com a unificação às normas internacionais de contabilidade que conduziu a obrigatoriedade dos testes de impairment (valor recuperável nos ativos). Quando é constatada a perda por impairment é necessário que as empresas divulguem essa informação para seus usuários, permitindo entender em quais conjunturas ocasionou a perda, disponibilizando suas bases de cálculo utilizadas, em qual linha das Demonstrações do Resultado do Exercício foi reconhecida a perda, qual foi à unidade geradora de caixa que ocasionou a perda ou a natureza do ativo em questão. Em relação aos procedimentos metodológicos, de início foram definidas as exigências da norma como alicerce teórico da pesquisa. Aderiu-se a pesquisa qualitativa, baseando-se na analise de amostras das empresas listadas no índice IBOVESPA e a busca de dados foi nas Demonstrações Contábeis publicadas na BM&FBOVESPA, CVM, entre outros.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24168
Aparece nas coleções:CT - Gestão Financeira

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GESFIN_VII_2018_10.pdf639,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.