Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2403
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHarmuch, Daniela-
dc.date.accessioned2017-09-06T12:39:38Z-
dc.date.available2017-09-06T12:39:38Z-
dc.date.issued2017-06-29-
dc.identifier.citationHARMUCH, Daniela. Tarefas para uma educação financeira: um estudo. 2017. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2403-
dc.descriptionAcompanha: Tarefas para educação financeira: uma proposta a luz da educação matemática realísticapt_BR
dc.description.abstractThis paper presents the elaboration, application and discussion of mathematical task sequence in order to raise reflections on Financial Education themes. The entire development of the research was based on the teaching and learning assumptions of Realistic Mathematics Education. It is a qualitative research of an interpretive nature. The sequence task application was carried out by the researcher, who was also the teacher, in a Philanthropic institution in Londrina-PR, where adolescents are in an unprotected social situation. The activity tried to arouse a rethinking of the teaching and learning practice and also discuss the objectives and competencies of Financial Education revealed by the students’ productions from its development and application. The work construction produced some indications that a classroom environment concerning the Realistic Mathematical Education provides the young some education, which, makes them become mathematically literate subjects, especially referring to financial situations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectFinanças pessoais - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFinancial literacypt_BR
dc.subjectFinance, Personal - Examinations, questions, etcpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.titleTarefas para uma educação financeira: um estudopt_BR
dc.title.alternativeTasks for financial education: a studypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a elaboração, aplicação e discussão de uma Sequência de Tarefas matemáticas que provocam reflexões a respeito de temas da Educação Financeira. Todo o desenvolver da pesquisa ancorou-se nos pressupostos de ensino e aprendizagem da Educação Matemática Realística. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo. A aplicação da Sequência de Tarefas foi realizada em uma instituição Filantrópica de Londrina-PR, na qual os adolescentes que a frequentam encontram-se em situação de desproteção social e a regente foi a pesquisadora. A partir de seu desenvolvimento e aplicação buscou-se provocar um repensar a prática de ensino e de aprendizagem e discutir objetivos e competências da Educação Financeira revelados nas produções dos estudantes. A construção do trabalho gerou indícios de que, um ambiente de sala de aula à luz de Educação Matemática Realística favorece uma educação aos jovens na direção de tornarem-se sujeitos matematicamente letrados, em especial referente a situações financeiras.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7466382830664616pt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes, Marcele Tavares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1237757168533855pt_BR
dc.contributor.referee1Mendes, Marcele Tavares-
dc.contributor.referee2Buriasco, Regina Luzia Corio de-
dc.contributor.referee3Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGMAT_M_Harmuch, Daniela_2017.pdf2,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGMAT_M_Harmuch, Daniela_2017_1.pdf2,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons