Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23656
Título: | Um protocolo para avaliação de obras didáticas de matemática |
Título(s) alternativo(s): | A protocol for the evaluation of mathematical didactic works |
Autor(es): | Couceiro, Karen Cristine Uaska dos Santos |
Orientador(es): | Adames, Márcio Rostirolla |
Palavras-chave: | Plano Nacional de Educação (Brasil) Livros didáticos - Avaliação - Metodologia Avaliação educacional (Brasil) Matemática - Estudo e ensino Ensino - Meios auxiliares Textbooks - Evaluation - Methodology Educational evaluation (Brazil) Mathematics - Study and teaching Teaching - Aids and devices |
Data do documento: | 29-Out-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | COUCEIRO, Karen Cristine Uaska dos Santos. Um protocolo para avaliação de obras didáticas de matemática. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | Este trabalho apresenta um protocolo de avaliação para obras didáticas para os anos finais do ensino fundamental na área de matemática, sejam elas dos tipos disciplinares, interdisciplinares ou projetos integradores. O protocolo avalia o alinhamento das obras com as políticas públicas nacionais definidas através do PNE, da BNCC, do PNLD e com as metodologias de avaliação objetivas utilizadas para avaliar as políticas públicas no Brasil (e previstas no PNE), que são o SAEB e o PISA. Ainda, o protocolo proposto utiliza como fundamentação teórica a metodologia da Engenharia Didática, que propõem métodos replicáveis e avaliações dos materiais desenvolvidos. |
Abstract: | This work presents an evaluation protocol for didactic works for the final years of elementary school in the area of mathematics, whether their type is disciplinary, interdisciplinary or integrating projects. The protocol evaluates the alignment of the works with the defined national public policies of the PNE, BNCC, PNLD and with the objective assessment tests used to evaluate public policies in Brazil (and established in the PNE), which are SAEB and PISA. Furthertmore, the proposed protocol uses the Didactic Engineering methodology as its theoretical foundation, which proposes replicable methods and evaluations of the developed materials. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23656 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
avaliacaoobrasdidaticasmatematica.pdf | 4,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons