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Título: Um protocolo para avaliação de obras didáticas de matemática
Título(s) alternativo(s): A protocol for the evaluation of mathematical didactic works
Autor(es): Couceiro, Karen Cristine Uaska dos Santos
Orientador(es): Adames, Márcio Rostirolla
Palavras-chave: Plano Nacional de Educação (Brasil)
Livros didáticos - Avaliação - Metodologia
Avaliação educacional (Brasil)
Matemática - Estudo e ensino
Ensino - Meios auxiliares
Textbooks - Evaluation - Methodology
Educational evaluation (Brazil)
Mathematics - Study and teaching
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 29-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: COUCEIRO, Karen Cristine Uaska dos Santos. Um protocolo para avaliação de obras didáticas de matemática. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Este trabalho apresenta um protocolo de avaliação para obras didáticas para os anos finais do ensino fundamental na área de matemática, sejam elas dos tipos disciplinares, interdisciplinares ou projetos integradores. O protocolo avalia o alinhamento das obras com as políticas públicas nacionais definidas através do PNE, da BNCC, do PNLD e com as metodologias de avaliação objetivas utilizadas para avaliar as políticas públicas no Brasil (e previstas no PNE), que são o SAEB e o PISA. Ainda, o protocolo proposto utiliza como fundamentação teórica a metodologia da Engenharia Didática, que propõem métodos replicáveis e avaliações dos materiais desenvolvidos.
Abstract: This work presents an evaluation protocol for didactic works for the final years of elementary school in the area of mathematics, whether their type is disciplinary, interdisciplinary or integrating projects. The protocol evaluates the alignment of the works with the defined national public policies of the PNE, BNCC, PNLD and with the objective assessment tests used to evaluate public policies in Brazil (and established in the PNE), which are SAEB and PISA. Furthertmore, the proposed protocol uses the Didactic Engineering methodology as its theoretical foundation, which proposes replicable methods and evaluations of the developed materials.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23656
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