Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2315
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPires, Artur José dos Santos-
dc.date.accessioned2017-08-18T19:55:00Z-
dc.date.available2017-08-18T19:55:00Z-
dc.date.issued2016-10-07-
dc.identifier.citationPIRES, Artur José dos Santos. Uma proposta de sequência didática para tópicos de magnetismo e eletromagnetismo. 2016. 72 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2315-
dc.descriptionAcompanha: Produto educacional: uma proposta de sequência didática para tópicos de magnetismo e eletromagnetismopt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work was to study the application of a didactic sequence based on the experimental activity by an investigative approach with a group of the 4th grade students of an Integrated Technical Course in Computer Science, at age between 15 and 17 years old of a federal institution in Campo Mourão city / PR. The implementation of the proposal and later analysis of the data met the assumptions of the qualitative research. With this work, it was verified that the students brought their explanations for the physical phenomenon studied, which needed technical and scientific support and, the group work, during the implementation of the proposal, allows them a more scientific and less simplistic view of the concept studied.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectFísica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectMagnetismopt_BR
dc.subjectEletromagnetismopt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.subjectPhysics - Experimentspt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectMagnetismpt_BR
dc.subjectElectromagnetismpt_BR
dc.titleUma proposta de sequência didática para tópicos de magnetismo e eletromagnetismopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi estudar a aplicação de uma sequência didática pautada na atividade experimental por meio de uma abordagem investigativa com uma turma da 4ª Série do Ensino Técnico Integrado em informática de nível Médio, com uma faixa etária entre 15 e 17 anos de uma instituição de ensino da rede pública federal da cidade de Campo Mourão/PR. A implementação da proposta e posteriormente análise dos dados atendeu os pressupostos da pesquisa qualitativa. Com esse trabalho, constatou-se que os alunos traziam suas explicações para o fenômeno físico estudado as quais careciam de respaldo técnico e científico e, a partir do trabalho em grupo durante a implementação da proposta, possibilita a estes uma visão mais científica e menos simplista do conceito estudado.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1904816107688829pt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Michel Corci-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Fontes, Adriana da Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0948799905374439pt_BR
dc.contributor.referee1Batista, Michel Corci-
dc.contributor.referee2Schiavon, Gilson Junior-
dc.contributor.referee3Santos, Oscar Rodrigues dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesFísica/Ensino de Físicapt_BR
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sequenciadidaticamagnetismoeletromagnetismo.pdf2,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
sequenciadidaticamagnetismoeletromagnetismo_produto.pdf908,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.