Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23032
Título: A infraestrutura escolar no colégio municipal “Holmes Villar” em Santana de Parnaíba - SP
Autor(es): Silva, Débora Lenz
Orientador(es): Cardoso, Osney Marcos
Palavras-chave: Aprendizagem
Pesquisa qualitativa
Educação
Learning
Qualitative research
Education
Data do documento: 22-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SILVA, Débora Lenz. A infraestrutura escolar no colégio municipal “Holmes Villar” em Santana de Parnaíba - SP. 2014. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática analisar o paradoxo entre a transformação do bairro Sítio do Rosário, localizado em Santana Parnaíba – SP e das características físicas de sua escola de Ensino Fundamental, o Colégio Municipal “Holmes Villar”, situado à Rua Polidoro, 175. Originalmente criado pelo Estado, recebeu o nome de Escola Estadual (Agrupada) do Bairro Ponte de Cimento. Teve sua criação com base no decreto nº. 22.069/84. A metodologia exploratória, com abordagem qualitativa, apresenta a pesquisa documental do Projeto Político Pedagógico do colégio, para a análise das transformações ocorridas no bairro sem a alteração do projeto inicial da escola. A infra-estrutura básica interfere no conforto e bem-estar relevante para o trabalho dos professores e educação dos alunos. O trabalho pedagógico é bem direcionado, voltado para a aprendizagem, que acontece geralmente com a intervenção de reforço paralelo.
Abstract: This study was to analyze the thematic paradox between the transformation of the Rosary Ranch neighborhood located in Santana Parnaíba - SP and physical characteristics of their school Elementary School , the Municipal College " Holmes Villar " , located at Polidoro , 175 Street . Originally created by the State , was named State School ( Grouped ) of Queens Bridge Cement . Had its inception based on the decree . 22.069/84 . The exploratory approach with a qualitative approach , the documentary presents research Political Pedagogical Project of the college , for the analysis of changes occurring in the neighborhood without changing the original design of the school. The basic infrastructure interferes with the comfort and well -being relevant to the work of teachers and education students . Pedagogical work is well targeted , focused on learning , which usually happens with the use of parallel reinforcement.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23032
Aparece nas coleções:PB - Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_GP_III_2014_01.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
471,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.