Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22225
Título: Viabilidade econômica da aquisição de uma linha de pintura associada ao tratamento de superfície de metais nanocerâmico
Autor(es): Ferro, Wílian Assmann
Orientador(es): Lima, José Donizetti de
Palavras-chave: Estudos de viabilidade
Investimentos - Análise
Metais - Acabamento
Feasibility studies
Investment analysis
Metals - Finishing
Data do documento: 1-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: FERRO, Wílian Assmann. Viabilidade econômica da aquisição de uma linha de pintura associada ao tratamento de superfície de metais nanocerâmico. 2014. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar a viabilidade econômica da aquisição de uma linha de pintura associada ao tratamento de superfície de metais nanocerâmico. Existem dois fornecedores que estão aprovados tecnicamente para fornecer a tecnologia para a empresa estudada. Esta pesquisa é aplicada, pois objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigida à solução de problemas específicos. Quanto a metodologia utilizada para a decisão final relacionada à viabilidade econômica do projeto de investimento, optou-se pela utilização da Sistemática de Análise da Viabilidade Econômica de Projetos de Investimento (SAVEPI), desenvolvida por Lima et al. (2014), buscando mensurar o retorno esperado e o risco associado ao projeto de investimento. Por meio da SAVEPI, avaliou-se o projeto de investimento em três dimensões: (i) retorno esperado, apresentando grau médio (53,31%); (ii) risco estimado, com grau baixo-médio (38,34%); e (iii) análise de sensibilidade, com alta tolerância às variações (TMA, custos e receitas). Esses resultados apontam para a viabilidade econômica, mostrando que é recomendável implantar a substituição da atual linha de pintura que utiliza a fosfatização como tratamento de superfície de metais pela linha de pintura associada ao tratamento de superfície de metais nanocerâmico.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22225
Aparece nas coleções:PB - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_ESEP_I_2014_20.pdf730,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.