Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21898
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorZeneratto, Davi Fernando Lopes Vieira
dc.date.accessioned2020-11-24T19:20:30Z-
dc.date.available2020-11-24T19:20:30Z-
dc.date.issued2014-11-29
dc.identifier.citationZENERATTO, Davi Fernando Lopes Vieira. Ciência, tecnologia e suas relações sociais: a percepção dos educadores e suas implicações na educação tecnológica. 2014. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21898-
dc.description.abstractSociety increasingly live in a world surrounded by fields and auspices of science and technology where technology is the modus vivendi of the modern world. In this context, this work aims to expose teachers to the design of technological education in science, technology and their relationships in society. The methodology used was a qualitative study using interpretative nature of the technique of collecting data through semi-structured individual interviews. Altogether, there were 15 participants to compose a sample of teachers and technical college graduates in the area of industrial automation IFSP - Campus Boituva. The obtained data show that the majority of survey participants have an incipient vision of science, technology and their relationships in society. The results indicate the need to break the current paradigm of technology education, in order to change the design of technology education teachers regarding their social responsibility in this process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titleCiência, tecnologia e suas relações sociais: a percepção dos educadores e suas implicações na educação tecnológicapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA sociedade cada vez mais vive em um mundo imerso pelos domínios e auspícios da ciência e da tecnologia onde a tecnologia representa o modus vivendi do mundo moderno. Neste contexto o presente trabalho tem como objetivo expor a concepção dos professores de educação tecnológica sobre ciência, tecnologia e suas relações na sociedade. A Metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa utilizando a técnica de coleta de dados por meio de entrevista individual semiestruturada. Ao todo foram 15 participantes a compor a amostra professores do curso técnico e superior na área de automação industrial do IFSP – Campus Boituva. Os dados obtidos evidenciam que a maioria dos participantes da pesquisa possui uma visão ainda incipiente sobre ciência, tecnologia e suas relações na sociedade. Os resultados apontam a necessidade de romper o paradigma atual da educação tecnológica, com o intuito de alterar a concepção dos professores de educação tecnológica quanto a sua responsabilidade social nesse processo.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Periotto, Fernando
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2014_2_17.pdf573,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.