Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21411
Título: Políticas públicas da educação e gestão democrática e participativa na escola
Autor(es): Nievola, Claudicéia Rosa
Orientador(es): Guerra, Jorge Carlos Corrêa
Palavras-chave: Política pública - Educação
Escolas - Organização e administração
Participação social
Public policy - Education
School management and organization
Social participation
Data do documento: 14-Dez-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: NIEVOLA, Claudicéia Rosa. Políticas públicas da educação e gestão democrática e participativa na escola. 2011. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Telêmaco Borba, 2011.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo realizar um estudo a respeito das políticas públicas da educação e de que forma a gestão democrática e a participação estão consolidadas na Escola, tomando como base os fundamentos e os princípios da gestão democrática do ensino público presentes na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Vários são os mecanismos, instrumentos, elementos e estratégias da gestão democrática e o mais importante é a criação de Conselhos como espaços democráticos de participação, contribuindo para a autonomia das instituições de ensino e para o avanço das políticas públicas na educação. É imprescindível também, a formação dos conselheiros para que estes sejam capazes de cumprir com suas atribuições e contribuir para o processo de democratização do ensino. Para a realização da pesquisa utilizou-se de referencial teórico e pesquisa documental da legislação do município de Telêmaco Borba, pertinente ao assunto. Entretanto, mesmo com toda a legislação vigente, ficou evidenciado na pesquisa que ainda há muito a avançar em busca de uma escola realmente democrática. Somente, a partir do momento em que a escola abrir as portas para a participação da comunidade na construção, acompanhamento e avaliação do seu projeto político pedagógico, comprometido com a formação do cidadão participativo, crítico, responsável e criativo, a gestão democrática estará realmente consolidada e a escola cumprido com sua função social.
Abstract: This research aims to conduct a study on public policies of education and how the democratic management and participation are consolidated at the school, based on the fundamentals and principles of democratic management of public education in the present Constitution and the Law Guidelines and Bases of National Education. There are several mechanisms, tools, elements and strategies of democratic management and most important is the creation of councils as democratic spaces of participation, contributing to the autonomy of educational institutions and to advance public policy in education. It is also essential, training of counselors so that they are able to fulfill its responsibilities and contribute to the democratization of education. For the research made use of theoretical and documentary research the law of the municipality of Telêmaco Borba, relevant to the subject. However, even with all applicable laws, evidenced in the survey that there is still long way to go in search of a truly democratic school. Only from the time when the school opens its doors to community involvement in the construction, monitoring and evaluation of their political pedagogical project, committed to the formation of citizen participatory, critical, responsible and creative, democratic management is actually consolidated and the school kept its social function.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21411
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPM_I_2011_18.PDF444,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.