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Título: Educação pública: o acesso à educação superior no sistema prisional; análise sobre as dificuldades de acesso à educação superior dentro de uma unidade prisional
Autor(es): Cané, Juliana Fátima da Silva
Orientador(es): Niada, Aurea Cristina Magalhães
Palavras-chave: Prisão
Política pública
Educação
Imprisonment
Public policy
Education
Data do documento: 15-Fev-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CANÉ, Julinana Fátima da Silva. Educação pública: o acesso à educação superior no sistema prisional. Análise sobre as dificuldades de acesso à educação superior dentro de uma unidade prisional. 2016. 91 f. Trabalho Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Este trabalho investigou as dificuldades que as pessoas enfrentam dentro de qualquer de um dos sistemas prisionais para ter a oportunidade de ter acesso à educação superior. O sistema prisional brasileiro é um sistema fraco e que despende muitos recursos orçamentários, mas através da educação, que inclusive é o lema do nosso atual governo, pode-se mudar a realidade de diversas pessoas privadas de liberdade, estes podem estudar e ter uma esperança de após o cumprimento de sua pena, retornar a sociedade com objetivos para sua vida, proporcionando melhores condições de recuperação ao recluso. O objetivo geral deste trabalho foi realizar um levantamento das dificuldades e ao mesmo tempo verificar se existem oportunidades para uma pessoa que tem interesse em cursar o ensino superior dentro de uma unidade prisional no Brasil. Na metodologia da pesquisa foram realizadas entrevistas com homens, que são no momento reeducados no sistema prisional do Vale do Paraíba – SP. Foi aplicado um roteiro com 20 questões, onde as informações foram colhidas por meio de perguntas claras e objetivas. Os resultados indicaram que os detentos do referido sistema prisional têm interesse em cursar o ensino superior e demonstrou as dificuldades que eles enfrentam para obter este direito. Desta forma, através de todos os dados levantados para este trabalho, foi possível concluir que existem sim oportunidades para uma pessoa que esta presa cursar o ensino superior nas unidades prisionais, mas a maior das dificuldades é a burocracia e falta de fiscalização. Sendo assim, este estudo, demonstrou que é possível afirmar que as estratégias de governo utilizadas para aplicabilidade de ensino superior nas penitenciárias não são efetivas. Por fim, a conscientização de toda a sociedade e das pessoas que os governam de que o estudo exercido durante a execução da pena privativa de liberdade é um dos principais fatores para a ressocialização e também é essencial para a melhoria do sistema prisional.
Abstract: This work investigated how difficulties that as people face within any hum of prisons to have an opportunity to have access to higher education. The brazilian prison system and a weak system and que expends many budgetary resources, but through the education, que inclusive and the motto of our current government can be change reality several people deprived of liberty, these can study and have a hope after the fulfillment of your shame return a company objectives paragraph your life, providing best conditions recovery at recluse. the general purpose this work was perform hum survey of difficulties and at the same pace verificar if there are opportunities for a person who has an interest in applying to higher education, inside a prison unit in Brazil.The research methodology were conducted interviews with men, which are not reeducated moment any prison system in the Paraíba Valley - SP. Applied was hum map with 20 questions, as where information were harvested through clear and objective questions. Results indicated detainees what os do that prison has system interest in applying to higher education, and demonstrated how difficult que they face paragraph get this law. thus, through all the data raised for this work, it was possible to conclude que yes there are opportunities for a person que this prey attend the higher education in prison units, but the staff of the difficulties and red tape and lack of surveillance. thus, this study demonstrated it possible affirm que as government strategies used pará applicability of nas higher education penitentiaries are not effective. by sif, a de awareness whole society and the people who govern to que study exercised during the execution of the sentence of imprisonment and one of the main factors for rehabilitation and also is essential to the improvement of the prison system.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21220
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