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Título: Estudo da evasão acadêmica do curso de graduação em ciências contábeis no polo UAB de Paranavaí-PR
Autor(es): Costa, Diego Lugli
Orientador(es): Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de
Palavras-chave: Ensino superior - Pesquisa
Ensino à distância
Internet no ensino superior
Education, Higher - Research
Distance education
Internet in higher education
Data do documento: 10-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: COSTA, Diego Lugli. Estudo da evasão acadêmica do curso de graduação em ciências contábeis do polo UAB de Paranavaí-PR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar o crescimento da evasão na última década no ensino superior na modalidade à distância, por parte dos alunos, suas causas e outras especificidades. A educação a distância teve um real crescimento no ingresso de alunos, porém apresenta um número de concluintes não condizente com o número de ingressantes. Trata-se de uma pesquisa de campo no curso de graduação em Ciências Contábeis, ofertado no Polo de Apoio Presencial de Paranavaí-Pr. Após a análise dos dados coletados foi possível verificar que a maioria dos alunos desistentes possui entre 33 e 41 anos de idade, possuem apenas o ensino médio, escolheram a EaD pela flexibilidade de horário e iniciaram o curso para obter qualificação profissional, porém, tiveram muita dificuldade com o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, o que os levou a abandonar o curso.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21203
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