Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20857
Título: O lúdico no ensino da geometria plana
Autor(es): Barboza, Anne Karoline Assis
Orientador(es): Camicia, Rafaela Greici da Motta
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Jogos educativos
Ensino - Meios auxiliares
Mathematics - Study and teaching
Educational games
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 29-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BARBOZA, Anne Karoline Assis. O lúdico no ensino da geometria plana. 2014. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho foi realizado com alunos do ensino fundamental de uma escola em Santa Terezinha de Itaipu para analisar dificuldades no processo de ensinar e aprender geometria; para que com isso pudesse ser sugerida atividades e jogos como métodos de ensino. Com esta pesquisa discutiu-se alguns pontos importantes no ensino da geometria, como: história da geometria, o abandono em sala de aula, dificuldades em ensinar e a importância da geometria para formação. Esta pesquisa teve como objetivo pontuar conteúdos de geometria que os alunos apresentam maiores dificuldades e proporcionar atividades lúdicas que podem ser trabalhadas em sala de aula, como forma de sanar essas dificuldades. Com auxílio dos resultados obtidos pretende-se mostrar que usando o lúdico em sala de aula é possível atingir nossos objetivos de aprendizagem.
Abstract: This work was carried out with students of the elementary school in Santa Terezinha Itaipu to analyze difficulties encountered in the process of teaching and learning geometry; for that with this could be suggested activities and games such as teaching methods. With this research we discussed some important points in the geometry, such as: history of geometry, the abandonment in classroom, difficulties in teaching and the importance of geometry for training.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20857
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_12.pdf429,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.