Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20656
Título: Estudo do gênero carta do leitor
Título(s) alternativo(s): Gender ender study letter to the reader
Autor(es): Melo, Glecia Santos
Orientador(es): Santos, Cidmar Ortiz dos
Palavras-chave: Currículos
Gêneros literários
Escrita
Education – Curricula
Literary form
Writing
Data do documento: 1-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MELO, Glecia Santos. Estudo do gênero carta do leitor. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Neste trabalho, buscou-se reunir dados com o propósito de responder ao seguinte problema: como o gênero carta do leitor está sendo explorado, em diferentes materiais teóricos. Tem como objetivo analisar o gênero discursivo carta do leitor, de uma forma critica e reflexiva, observando seus elementos: o conteúdo temático, o estilo, e a construção composicional, segundo orientações de Bakhtin (2003). Também é importante destacar que os gêneros textuais têm se modificado ao longo de seu desenvolvimento através do processo de ensino da língua materna, além dos aspectos essenciais como a intensificação dos estudos sobre os gêneros textuais nos ambientes escolares, tendo como objetivo principal envolver a oralidade e a escrita, além do uso da língua, e de boa comunicação, centrar-se sempre na escrita como saber produzir, escrever bem, diferenciar diversas modalidades, ter habilidade e flexibilidade diante de qualquer situação da própria escrita. Para o desenvolvimento do presente trabalho foi utilizada pesquisa bibliográfica. A pesquisa bibliográfica baseou-se em publicações cientificadas e literaturas da área de gêneros textuais, analisando a visão de diferentes autores conhecedores do assunto.
Abstract: In this work, we sought to gather data with the purpose of answering the following problem: how the reader’s letter genre is being explored, in different theoretical materials. Bakhtin (2003) proposes to analyze the discursive genre of the reader in a critical and reflexive way, observing its elements: thematic content, style, and compositional construction. It is also important to note that textual genres have been modified throughout the development of the language through the process of teaching the mother tongue, as well as the essential aspects such as the intensification of studies on textual genres in school environments, with the main objective of involving orality and writing, besides the use of language, and good communication, always focus on writing how to know how to produce, write well, differentiate several modalities, have ability and flexibility in front of any writing situation. For the development of the present study, bibliographic research was used. The bibliographical research was based on scientific publications and literatures of the area of textual genres, analyzing the vision of different authors with knowledge of the subject.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20656
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estudogenerocartaleitor.pdf445,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.