Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20604
Título: O papel do pedagogo na educação de jovens e adultos
Autor(es): Silva, Cintia Rosa da
Orientador(es): Santos, Cidmar Ortiz dos
Palavras-chave: Aprendizagem
Pedagogia crítica
Professores
Learning
Critical pedagogy
Teachers
Data do documento: 13-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Cintia Rosa da. O papel do pedagogo na educação de jovens e adultos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Esta pesquisa aborda a atuação do pedagogo na Educação de Jovens e Adultos (EJA), e a sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem neste campo educativo. Tem como objetivo refletir sobre a identidade e atribuições do pedagogo na Educação de Jovens e Adultos e sua importância como agente transformador que articula com todos envolvidos no processo pedagógico. Para alcançar o objetivo proposto utilizaremos de pesquisa qualitativa para enfatizar a realidade de um pedagogo atuante na EJA. O texto está dividido em dois momentos. No primeiro momento este trabalho refletirá sobre o papel do pedagogo na escola e suas atribuições na Educação Básica, por meio de estudos na legislação educacional. A segunda parte abordará a especificidade do trabalho do pedagogo na EJA. Para isso, descreve o funcionamento de uma escola de EJA do município de Paranavaí e a atuação do pedagogo no processo de acolhida e acompanhamento dos alunos. Por fim, tecerá reflexões a respeito das dificuldades e perspectivas encontradas na atuação do pedagogo na EJA.
Abstract: This research discusses the role of the pedagogue in the Education of Young People and Adults (EJA), and their contribution to the process of teaching learning in this field. It aims to reflect on the identity and attributions of the pedagogue in the Education of Young and Adults and its importance as a transforming agent that articulates with all involved in the pedagogical process. In order to achieve the proposed objective, we will use qualitative research to emphasize the reality of a pedagogue who is active in the EJA. The text is divided into two moments. In the first moment this work will reflect on the role of the pedagogue in the school and its attributions in Basic Education, through studies in the educational legislation. The second part will address the specificity of the work of the pedagogue in the EJA. For this, it describes the functioning of an EJA school in the city of Paranavaí and the pedagogue’s role in the process of welcoming and accompanying students. Finally, he will make reflections about the difficulties and perspectives found in the pedagogue’s work in the EJA.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20604
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
papelpedagogoeducacaojovens.pdf258,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.